Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roland Garros: Dois dias de batalha que terminaram com a vitória de Hurkacz

Hurkacz venceu Nakashima, desta vez em quatro sets
Hurkacz venceu Nakashima, desta vez em quatro setsAFP
Hubert Hurkacz terminou finalmente o seu encontro com Brandon Nakashima, regularmente interrompido e adiado devido à chuva, com uma vitória por 6:7(2), 6:1, 6:3, 7:6(5).

Recorde as incidências da partida

O encontro começou às 10:00 de quarta-feira, com um ás de serviço enviado por Nakashima. O americano parecia muito sólido nas duas trocas de bola e no court de serviço. Hurkacz começou por não conseguir ganhar nenhum ponto no serviço do seu rival e não parecia confiante nos seus próprios jogos de serviço.

As trocas de bola também se desenrolaram maioritariamente sob os ditames de Nakashima, que raramente cometeu um erro. A certa altura, Hurkacz já tinha 10 erros não forçados, sem que o seu adversário cometesse um único erro. O americano começou o jogo ao seu melhor nível. Com uma vantagem de 3:2, teve uma oportunidade de ouro para quebrar Hurkacz, pois estava a liderar até 40-0 nessa altura, mas o polaco defendeu-se com um excelente serviço, ganhando cinco bolas seguidas após o seu primeiro serviço. Foi o seu primeiro break point do encontro.

No jogo seguinte, foi o jogador de Breslau que teve dois pontos de break, mas não utilizou nenhum deles, e ambos se encaminharam para um tie break com bastante calma. No entanto, o tie break não foi tão fácil, pois com Nakashima a liderar por 6:5 sem qualquer break, o árbitro ordenou uma pausa devido à chuva.

O jogo deveria recomeçar após uma hora de intervalo, mas depois começaram a ser feitos novos anúncios, atrasando cada vez mais o regresso dos jogadores ao campo. Por fim, os organizadores do torneio anunciaram que todos os jogos em campos descobertos seriam adiados para o dia seguinte, e Hurkacz e Nakashima voltaram à ação quase 24 horas depois, às 10:00 desta quinta-feira.

Hurkacz levou rapidamente o jogo para um tie break, apesar de ter uma situação de 30-30 no seu jogo, e como ambos começaram a jogar depois de uma pausa tão longa, de repente o polaco poderia ter perdido o set após alguns minutos. No seu jogo de serviço, no entanto, isso não aconteceu, mas no tie break, o americano jogou definitivamente melhor. Hurkacz falhou o seu primeiro jogo de serviço e só perdeu dois pontos nesse jogo, cometendo erros bastante simples. Nakashima, por outro lado, esteve muito bem na linha de serviço e ganhou os seus serviços com confiança.

O segundo set começou na perfeição para Hurkacz. Recuperou o atraso e não só ganhou um jogo no seu serviço, como também quebrou Nakashima a zero. O americano começou a cometer erros simples, mas Hurkacz provocava-o, pois jogava calmamente longas trocas de bola e, quando necessário, enviava winners ou ia à rede para ganhar a bola. No entanto, teve problemas no jogo seguinte e o americano dispôs de três break points, mas mesmo assim o Wroclawian manteve a calma, ganhou cinco bolas seguidas e ganhou uma vantagem de 3:0.

No jogo seguinte, Hurkacz continuou a atacar e, com um serviço consistente e de alto nível e com poucos erros, conseguiu mais um break e passou a liderar por 4:0. Um jogo a perder por 0 no seu próprio serviço deixou o americano completamente fora de combate neste set. É verdade que ganhou mais um jogo, mas ao fim de 37 minutos foi o polaco que levou o jogo para o tie-break, depois de vencer o set por 6:1.

Infelizmente, tivemos outro break pouco tempo depois. No início do terceiro set, ambos os rivais ganharam um jogo de serviço cada, após o que o árbitro ordenou que o campo fosse coberto devido à chuva que se aproximava. Felizmente, porém, desta vez não demorou tanto tempo como antes para que o jogo continuasse. Como resultado, após um intervalo de mais de uma hora, Hurkacz e Nakashima voltaram ao court.

Notou-se então uma diferença clara no jogo do jogador japonês em comparação com o anterior, uma vez que começou a aparecer regularmente na rede. Mesmo quando Hurkacz não o provocava para fazer tais movimentos, o americano agia da mesma forma. Só podemos supor que era exatamente esta a ideia que o seu treinador tinha para este jogo, que teve oportunidade de o instruir durante o intervalo.

Esta mudança, no entanto, não se traduziu num bom desempenho do 84.º classificado do ranking mundial. De facto, após um novo recomeço do duelo, foi quebrado por Hurkacz, que não teve problemas em ganhar os seus jogos de serviço. Além disso, não esperou pelo fim do set e quebrou novamente o americano, terminando o set com um triunfo por 6:3.

O quarto set foi o mais semelhante ao primeiro do encontro, pois o jogo foi muito equilibrado e ambos os jogadores não tiveram problemas em ganhar os seus jogos de serviço. Assim, todos os sinais na terra e no céu sugeriam outro tie break.

Hurkacz estava a ganhar por 5:4 quando circularam na Internet imagens de um aguaceiro com granizo sobre Paris. No entanto, ainda não havia chuva nos courts de Roland Garros, pelo que o jogo continuou. Em teoria, o polaco tinha uma hipótese de ganhar um jogo e terminar o encontro. No entanto, não era assim tão fácil contra Nakashima, que estava a aproximar-se lentamente dos 20 ases no encontro.

Assim, o americano defendeu o seu serviço e o árbitro mandou os dois jogadores para um intervalo devido à chuva. Com o placar em 5:5 no quarto set, era o cenário ideal para o rival do polaco, que se preparava para uma nova batalha pela sobrevivência no torneio contra o líder Hurakcz. 

Depois de mais um regresso ao court, desta vez pela última vez, o cenário do tie break concretizou-se. Neste, foi primeiro Hurkacz que teve a vantagem de um duplo break, mas o americano rapidamente compensou. Eventualmente, Nakashima cometeu um erro na troca de bola após o seu serviço e deu a Hurkacz uma bola de jogo no seu serviço. E tal como o americano começou o jogo com um ás de serviço, o polaco terminou-o com um ás. O rival de Hurkacz na terceira ronda de Roland Garros será Denis Shapovalov ou Frances Tiafoe.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore