Roland Garros: Sonho acabou para Gracheva, derrotada em dois sets por Andreeva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Roland Garros: Sonho acabou para Gracheva, derrotada em dois sets por Andreeva

Varvara Gracheva pode ter alguns arrependimentos
Varvara Gracheva pode ter alguns arrependimentosAFP
Após dois "set points" não convertidos, Varvara Gracheva não conseguiu fazer frente a Mirra Andreeva nos oitavos de final do Open de França. A última jogadora francesa perdeu em dois sets (7-5, 6-2). Nos quartos de final, a russa vai defrontar Aryna Sabalenka.

Recorde as incidências da partida

Companheiras de equipa no Elite Tennis Center de Cannes há 2 anos, Varvara Gracheva e Mirra Andreeva conhecem-se perfeitamente, o que tornou estes oitavos de final difíceis de prever, pelo menos tanto quanto a escolha da direção do torneio de colocar a última representante do contingente francês no Suzanne-Lenglen em vez do Philippe-Chatrier.

Aos 17 anos, Andreeva tem todas as características de um prodígio, tendo já atingido os oitavos de final em 3 dos 4 torneios do Grand Slam que disputou. Para Gracheva, tratava-se de uma estreia e o risco não a dissuadiu, pois aguentou as três primeiras partidas sem hesitar.

Infelizmente, a 3-3, Gracheva foi quebrada à queima-roupa, abrindo caminho para a sua adversária. No entanto, a jogadora naturalizada do ano passado, de 23 anos, aguentou a sua jovem adversária. Teve um break point e uma chamada do fiscal de linha foi anulada, para desespero do público: a bola estava em toda a linha. Com um backhand sólido, nomeadamente na linha de fundo, Gracheva lutou contra uma vantagem de 5-3 e empatou a partida a 4-4 com um voleio.

Empurrada para a vantagem no seu jogo de serviço seguinte, Gracheva aguentou, nomeadamente com um serviço de pontapé exterior que surpreendeu Andreeva. Chegou mesmo a estar perto de vencer o primeiro set, mas, a 15-40, a russa salvou dois set points. Gracheva sofreu um revés no processo: cedeu o break com uma dupla falta e depois o primeiro set (7-5 em 53 minutos).

O segundo set teve um início semelhante, com Andreeva a ganhar um break desde o início (2-0). Depois de perder cinco jogos seguidos, a missão parecia impossível, mas Gracheva voltou imediatamente a empatar a partida... antes de ceder novamente o seu primeiro jogo. A 30-40, Andreeva salvou um break point com um serviço a 175km/h. Este ligeiro excesso de lucidez nos momentos-chave deu à russa uma vantagem de 4-2 após dois forehands na rede da sua antiga compatriota.

Este facto foi confirmado no jogo seguinte, quando Gracheva não conseguiu finalizar, enquanto Andreeva concluiu com um longo winner de forehand.

Novamente quebrada, a francesa lutou até ao fim, mas teve de ceder à qualidade da defesa e do contra-ataque de Andreeva (7-5, 6-2 em 1h32), que vai disputar os seus primeiros quartos de final de um Grand Slam contra Aryna Sabalenka, a número 2 mundial. Assim, não há mais nenhuma jogadora francesa na competição de singulares em Roland Garros.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore