Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Arthur Fils elimina Jan-Lennard Struff e qualifica-se para a 3.ª ronda em Bercy

François Miguel Boudet
Arthur Fils exulta após vitória
Arthur Fils exulta após vitóriaJulien de Rosa / AFP
Após um jogo controlado, Arthur Fils eliminou Jan-Lennard Struff (6-3, 6-4) na 2.ª ronda do Rolex Paris Masters em Bercy. Poderá agora enfrentar Alexander Zverev na quinta-feira.

Recorde as incidências da partida

Mesmo quando se está no auge da carreira, enfrentar Jan-Lennard Struff continua a ser uma bela armadilha. Mas Arthur Fils não caiu nessa armadilha, pois o seu adversário fez um verdadeiro jogo de salto, empenhado e sério, nomeadamente na devolução(6-3, 6-4 em 1 hora e 34 minutos).

Um break inicial que decidiu tudo

Durante os três primeiros jogos, Fils dominou Struff, obrigando o alemão a conceder um break no seu primeiro serviço. O atual n.º 42 do mundo reagiu, colocando o francês em apuros a 3-1. Em quatro ocasiões, o veterano de 34 anos teve oportunidades de break, todas elas negadas por Fils. Struff, que tinha perdido 3 jogos consecutivos na 1.ª ronda (3 sets em Cincinnati contra Stefanos Tsitsipas, 5 sets no Open dos Estados Unidos contra Laslo Djere e 3 sets em Viena contra Alex de Minaur) antes de vencer Lorenzo Musetti na terça-feira, tentou entrar na bola cedo, mas cometeu um grande número de erros não forçados no seu forehand.

A luta intensificou-se e Son soube responder ao desafio imposto pelo seu adversário, que dispôs de um novo break point depois de ter sido excelente na diagonal do backhand antes de finalizar na rede.

Para evitar as reviravoltas de Struff, Fils teve de trabalhar muito no primeiro jogo. Marcou 7 ases no primeiro set. O alemão continuou a ter esperança, mas Fils surpreendeu Struff, nomeadamente com uma segunda bola no forehand. Após mais 4 break points, o francês conseguiu uma vantagem de 5-2. Um mal menor, pois Struff servia cada vez melhor. Son seguiu o exemplo e venceu o primeiro set (6-3 em 52 minutos).

Sereno

O segundo set começou com um jogo expedito de Struff, enquanto Fils liderava por 40-0 antes de ser travado por 40-A. Sem consequências. Os dois jogadores lutaram para obter a melhor devolução, o que implicava correr riscos para quebrar. Foi a vez de o francês empurrar o alemão para a vantagem e conseguir mesmo um break point, que não foi convertido. O segundo, no entanto, foi convertido, à custa de um empenho total para surpreender Struff no backhand com uma bola longa (2-1).

Com o break confirmado, o 20.º classificado do ranking mundial tentou constantemente magoar o seu adversário, o que conseguiu fazer sem qualquer problema para assumir uma vantagem de 4-2. A partir de então, o jogador não parou mais de atacar, nomeadamente com um passe estrondoso que lhe permitiu reduzir a vantagem para 0-30 e levar o público de Bercy ao rubro.

Mas Struff apertou os parafusos para escapar com 4 pontos consecutivos. A ameaça ainda estava presente, mas Fils deu um golpe de misericórdia com um jogo branco (5-3). Por duas vezes, chegou a estar a dois pontos do jogo, mas o seu adversário obrigou-o a servir para passar à ronda seguinte. A sua missão foi cumprida com um shutout e um jogo concluído com um ás, o seu 11.º.

Son (29 winners, 19 erros não forçados) mostrou que deu a volta por cima, demonstrando uma verdadeira maturidade quando se trata de impor a lógica, especialmente contra jogadores difíceis. Agora tem de mostrar que consegue fazê-lo ao nível seguinte, num Masters 1000.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore