Ténis: Arthur Fils aguenta Alexander Zverev mas acaba por perder em 3 sets
Recorde as incidências da partida
Arthur Fils tinha todos os motivos para se sentir frustrado depois de os dois winners de serviço de Alexander Zverev terem permitido ao alemão vencer o primeiro set (6-4). Os oitavos de final entre o francês, o melhor jogador do circuito ATP 500 este ano, e o número 3 do mundo podem muito bem ter sido marcados por uma utilização acentuada do olho de falcão a 4-4 30-40 no serviço de Fils. Zverev conseguiu um par de milímetros, o ás transformou-se numa segunda bola e um forehand desleixado valeu um break no pior momento possível.
Son podia culpar-se a si próprio, mas fê-lo sem se esconder, falando consigo próprio para se culpar melhor, porque na sua devolução tinha sido convincente, ganhando 93% dos seus pontos atrás do seu primeiro serviço. O francês só teve um break point, a 1-0 40-AV, mas Zverev salvou-o. Zverev também esteve muito sólido, batendo regularmente o lado forehand do seu serviço e usando toda a sua habilidade para passar.
Zverev tenso e Fils ganhou o terceiro set
A borbulhar, Fils precisava de desabafar, tanto em termos de pontos ganhos como de erros não forçados. Ansioso por forçar Zverev a baixar as pernas, o francês utilizou o slice para variar os efeitos. Apesar de nem sempre funcionar, teve o mérito de deixar o seu adversário mais tenso no início do 2.º set, uma atitude surpreendente, uma vez que Fils não estava à vontade com a sua segunda bola e, por vezes, concedeu pontos de forma grosseira, nomeadamente com o seu forehand. Fils segurou o seu serviço para fazer o 2-1 e Zverev puxou o gatilho a seguir, com um jogo irregular e uma oferta branca, enquanto o público de Bercy esperava que isso acontecesse.
Aos 3-1 30-A, Fils foi à rede para ajustar o jogo do alemão, mas este voltou a empatar após um erro não forçado dispensável. Os nervos estavam à flor da pele e o francês concedeu um novo break point após uma dupla falta. Depois de ter tirado Zverev do court no backhand, Fils acelerou na diagonal do forehand para salvar as suas hipóteses. Dois ases mais tarde, Fils estava a ganhar por 4-1. Concluiu com um jogo branco e sem conceder um único break point nos seus dois últimos jogos (6-3).
Atormentado, Zverev lançou o desafio com dois jogos brancos consecutivos. Com 2-1 a favor do alemão, Fils apertou o seu serviço e, após um erro crasso de julgamento do árbitro corrigido pelo olho de falcão, o francês perdeu toda a concentração e perdeu o fio à meada. A perder um break, não conseguiu fazer grande coisa contra Zverev até 5-3. E então Son jogou com os nervos do seu adversário, com muitas variações. De tal forma que teve dois break points a 15-40 depois de o alemão ter perdido uma longa jogada. Apesar de não ter podido fazer nada no primeiro, o francês soltou um forehand na altura dos ombros que estava à espera de terminar com um winner. No ponto seguinte, Fils fez tudo bem, exceto uma devolução baixa de Zverev na área de serviço: este novo forehand, demasiado longo, ofereceu o match point ao número 3 do mundo, que não conseguiu finalizar. O alemão teve de lutar contra outro break point antes de ganhar a sua segunda oportunidade ao fim de 2 horas e 08 minutos.
Derrotado em casa, em Hamburgo, na final ATP em terra batida, Zverev vingou-se na cidade de Sons (6-4, 3-6, 6-3). Nos quartos de final, vai defrontar Stefanos Tsitsipas.