Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open de França arranca esta segunda-feira com a qualificação

Pablo Gallego (em Roland-Garros)
Semana de qualificação começa esta segunda-feira em Roland Garros
Semana de qualificação começa esta segunda-feira em Roland GarrosRoland-Garros
O Open de França de 2023 abriu oficialmente as suas portas esta segunda-feira, com o início das rondas de qualificação masculina e feminina. O segundo Grand Slam do calendário ATP e WTA começa sem Rafael Nadal, que está fora de ação desde janeiro devido a uma lesão na perna.

Para o início da qualificação, esta segunda-feira, é esperada a participação de vários franceses, homens e mulheres: 13 jogadores no sorteio feminino e 15 jogadores no sorteio masculino. Entre os jogadores esperados, Lucas Pouille, antigo número 10 do mundo (2018), agora classificado em 670º lugar, fará a sua estreia contra o checo Tomas Machac no quinto jogo agendado no court 14. Antes dele, no mesmo court, Enzo Couacaud deverá defrontar Filip Misolic no segundo encontro.

Fabian Marozsan (115.º) vai defrontar o australiano Li Tu, sendo que Aslan Karatsev, recente semi-finalista em Madrid, enfrentará Pierre-Hugues Herbert. O alemão Yannick Hanfmann, que passou a fase de qualificação em Roma antes de cair nos quartos de final, também deve entrar em campo.

Outro nome de peso - desta vez no WTA Tour - é Sofia Kenin, que vai começar contra Margaux Rouvroy. Camila Osorio, a 100.ª classificada do mundo, e que derrotou Caroline Garcia em Roma, na terceira ronda, e Mirra Andreeva iniciam o seu percurso da mesma forma.

Coaching verbal, uma inovação

Uma das principais inovações desta edição de 2023 é a introdução do treino "fora do campo". Trata-se de uma inovação muito importante, uma vez que os treinadores serão autorizados a dar conselhos aos seus jogadores durante os jogos.

Mas, claro, será muito restrito: este treino "verbal" terá de ser efetuado pelos treinadores ou pela sua comitiva apenas a partir do espaço que lhes é dedicado. Deve limitar-se a algumas palavras e ser efetuado exclusivamente quando o jogador se encontra na mesma metade do campo que o treinador.

Note-se que o treino "não-verbal" (gestos) é autorizado, independentemente do lado do campo em que o jogador se encontra. Finalmente, durante o jogo, os jogadores não podem aproximar-se do seu treinador e/ou conversar com ele, incluindo durante as mudanças de lado e os intervalos no final do set. Apenas a pausa médica, a pausa para ir à casa de banho ou a mudança de roupa do jogador adversário o permitem.