Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jarry surpreende Tommy Paul e marca final com Zverev no Open de Roma (2-1)

André Guerra c/Ondřej Jirásek
Jarry é o primeiro chileno no final de um torneio de categoria 1.000 em 17 anos.
Jarry é o primeiro chileno no final de um torneio de categoria 1.000 em 17 anos.AFP
O que Alejandro Tabil não conseguiu fazer, Nicolás Jarry fez algumas horas depois. O mais velho dos dois chilenos chegou a Roma com uma série de quatro derrotas, mas eliminou o ex-finalista Stefanos Tsitsipas nos quartos de final e, esta sexta-feira, superou Tommy Paul nas meias-finais.

Recorde aqui as incidências do encontro

Com 6-3 e 4-2, estava a caminho de uma vitória estrondosa, mas teve de esperar ainda umas dezenas de minutos para cantar vitória. Tommy Paul, outro estreante nas meias-finais de Masters, igualou e venceu o segundo set no tie-break.

Ao contrário do seu compatriota Tabil, Jarry tinha força suficiente e não deixou que a perda da vantagem o desencorajasse. No entanto, no último jogo, falhou três break points seguidos e impediu que fosse quebrado noutras duas ocasiões. No final, precisou de cinco pontos de break.

Jarry é o primeiro chileno a chegar a uma final de Masters em exatamente 17 anos. Em 2007, o seu compatriota Fernando González chegou à ronda final no Foro Itálico e perdeu com Rafael Nadal. O mais recente campeão chileno dos prestigiados 1000s é Marcelo Ríos (Hamburgo 1999).

Além disso, vai disputar a sétima final da sua carreira no circuito mais elevado, na sua superfície preferida, sendo a primeira vez que joga num evento maior do que o ATP 250. Tem um registo de 3-3 em disputas de títulos, tendo perdido a final de Buenos Aires este ano para Facundo Díaz Acosta.

Paul, tal como Jarry, chegou às meias-finais do Masters pela primeira vez na sua carreira. O ex-campeão júnior do Open de França poderia tornar-se o primeiro finalista norte-americano num torneio 1.000 em terra batida desde o triunfo de Andre Agassi em 2002 em Roma.