Ténis: Nadal regressa a Roma contra um qualifier na primeira ronda
Se Nadal passar à segunda ronda na capital italiana, onde já conquistou o título por 10 vezes, poderá defrontar o número nove mundial Hubert Hurkacz. Também do lado de Nadal no sorteio estão o vencedor do ano passado, o número quatro do mundo Daniil Medvedev, e o finalista vencido Holger Rune.
O espanhol de 37 anos venceu pela última vez em Roma em 2021 e desistiu no ano passado com uma lesão antes do torneio.
Desde o seu regresso em abril, após três meses à margem, Nadal, que se encontra em 305.º lugar no ranking ATP depois de quase não ter jogado em 2023, foi eliminado na segunda ronda em Barcelona e chegou aos oitavos de final em Madrid.
Prevê-se que esta época seja a última de Nadal, embora este ainda não tenha decidido exatamente quando vai pendurar a raquete. Vários problemas físicos prejudicaram-no nos últimos dois anos e ele disse que só competirá em Roland Garros no final deste mês se se sentir competitivo.
O velho rival de Nadal, Novak Djokovic, vai defrontar um qualifier ou o russo Roman Safiullin na segunda ronda, na tentativa de conquistar o sétimo título em Roma, com os principais rivais afastados.
Tanto Jannik Sinner como Carlos Alcaraz, respetivamente segundo e terceiro classificados no ranking mundial, foram forçados a desistir do torneio devido a lesões.