WTA: Jelena Ostapenko elimina a resistência de Badosa e avança para as meias-finais em Roma

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

WTA: Jelena Ostapenko elimina a resistência de Badosa e avança para as meias-finais em Roma

Jelena Ostapenko, como de costume, multiplicou os golpes vencedores
Jelena Ostapenko, como de costume, multiplicou os golpes vencedoresAFP
Jelena Ostapenko cometeu os pontos e os erros em três sets, mas a letã teve o ímpeto suficiente e conseguiu minar a resistência de Paula Badosa para chegar às meias-finais em Roma, um feito inédito na sua carreira.

Recorde as incidências da partida

Os primeiros quartos de final do dia no torneio feminino, e o jogo não deixou de ser interessante. Paula Badosa, que está a dar a volta por cima, tinha provado a sua força ao vencer uma intensa batalha com Karolina Muchova no dia anterior. Mas enfrentava uma das jogadoras mais imprevisíveis do circuito, Jelena Ostapenko, que vinha de uma partida irregular, mas vitoriosa, contra Daria Kasatkina.

E a letã não estava para brincadeiras, quebrando logo no início e jogando todas as suas devoluções ao máximo. Depois, explodiu no ar no seu primeiro jogo de serviço, dando o mote para o encontro. Como de costume, fez os pontos, os erros e o espetáculo, quebrando novamente a sua rival, antes de finalmente ganhar o seu set.

E o resto do primeiro set não foi diferente. Por vezes, Ostapenko sacou em dois ou três pontos, e Badosa teve break points, mas nunca conseguiu quebrar a rival. A espanhola não foi convincente no seu serviço e perdeu o primeiro set por 6-2, um set em que não acertou uma única pancada vencedora.

Mas, como sabemos, Ostapenko é o Doutor Jekyll e o Mr. Hyde. E no início do segundo set, os golpes não saíram tão bem da raquete, Badosa ficou mais ousada e acabou por quebrar no quarto jogo. Depois resistiu à investida da letã e salvou três break points para finalmente quebrar.

Mas o Doutor Jekyll voltou a aparecer e Ostapenko resolveu o jogo e quebrou para voltar ao 4-4. A pressão recaiu sobre a espanhola, que se manteve firme, antes de derrubar a letã - que liderava por 40-15 - no seu serviço para vencer o set por 6-4 e forçar o set decisivo.

O jogo do gato e do rato continuou no terceiro set. Ostapenko quebrou e liderou por 2-0, depois, inexplicavelmente, fraquejou e deixou-se voltar ao jogo, para depois voltar ao acelerador e fazer um break. Badosa estava totalmente dependente do desempenho da letã e fez o seu melhor para limitar os danos.

Já não conseguiu, porém, lançar o tornado letão. Jelena Ostapenko conseguiu 41 winners no final e perdeu por 6-2, 4-6 e 6-3 no serviço da sua rival. Foi a sua primeira vez nos quartos de final em Roma, e um encontro com Iga Swiatek ou Elena Rybakina. Mas a este nível, ela já consegue ver mais longe.