Swiatek estreia-se em Roma com um duplo 6-0 e Badosa afasta Jabeur
A polaca de 21 anos, vencedora na capital italiana em 2021 e 2022, não deu qualquer hipótese à russa de 31 anos na segunda ronda, tendo a sua derrota sido selada após uma hora e 21 minutos de jogo.
Swiatek continuará a sua preparação para Roland Garros (28 de maio-11 de junho), onde defenderá o título contra a vencedora do jogo entre a ucraniana Lesia Tsurenko (68.ª do ranking mundial) e a americana Bernarda Pera (32.ª).
"Estou feliz por estar de volta, estou muito confiante, mas cada torneio é uma nova jornada, tenho de me manter concentrada", disse Swiatek.
A polaca é a grande favorita à vitória em Roma, ainda para mais depois da eliminação, na quinta-feira, de várias jogadoras cabeças-de-série, incluindo a número 2 mundial Aryna Sabalenka, a número 3 Jessica Pegula e a vencedora de 2019 Karolina Pliskova.
A esta lista juntou-se a finalista cessante Jabeur, da Tunísia, que regressava à competição depois de uma distensão na perna que a obrigou a desistir nas meias-finais em Estugarda, a 22 de Abril, e a impediu de defender o título em Madrid. Perdeu com Paula Badosa.