Ténis: Sinner, número um mundial, classifica a reforma de Nadal como "uma notícia difícil"
Nadal anunciou que vai abandonar o ténis após as finais da Taça Davis em novembro, pondo fim a uma carreira que o levou a ganhar 22 títulos do Grand Slam.
"Ele é uma pessoa inacreditável. Ensinou-nos a nós, jovens jogadores, como nos comportarmos em campo, como lidar com as situações em campo... E também a mantermo-nos humildes ao mesmo tempo, não mudando com o seu sucesso", disse Sinner, de 23 anos, durante o torneio Masters de Xangai.
"É uma notícia difícil para o mundo do ténis e não só".
Nadal, de 38 anos, vai terminar as suas duas décadas como profissional com 92 títulos e prémios monetários no valor de 135 milhões de dólares.
Apesar da sua carreira recorde, Nadal foi atormentado por lesões, um subproduto doloroso do seu estilo de ação e de golpes brutais.
"Tudo tem um começo... e também um fim. Só ele sabe como se sente. É difícil", disse Sinner.
Tem sido sugerido que a rivalidade de Sinner com o espanhol Carlos Alcaraz pode ser a versão da nova era da competição dos Big Three de Nadal com Roger Federer e Novak Djokovic.
Djokovic vai defrontar o adolescente checo Jakub Mensik nos quartos de final de Xangai, na sexta-feira.
"Há muitas coisas que podemos aprender com eles", disse Sinner sobre os três veteranos. "Não podemos comparar-nos com eles. Isso é impossível, especialmente neste momento".
"Penso que todos nós tivemos muita sorte em ver os Big Three a jogar ténis e eu considero-me muito sortudo por tê-los conhecido também como pessoas e por ter aprendido com eles", concluiu.