Carlos Alcaraz venceu na última dança com Rafael Nadal em Riade
Recorde as incidências da partida
Os dois fazem parte da mesma equipa. Formaram o par Nadalcaraz nos Jogos Olímpicos em representação da Espanha e, com a seleção nacional, jogarão juntos o último torneio da carreira do maiorquino em novembro: a Final 8 da Taça Davis em Málaga. O objetivo, a sétima saladeira hispânica.
Mas em Riade encontraram-se pela última vez como rivais. Num torneio de exibição. O Six Kings Slam. Foi o quarto duelo entre os dois, embora, por se tratar de um torneio amigável, este não conte nos registos oficiais. Se contasse, teria equilibrado (2-2) o registo histórico entre os dois, já que, nesta ocasião, o aluno (Carlos Alcaraz) venceu o mestre (Rafa Nadal).
Nos duelos anteriores, o Manacor venceu por 2-1. Nadal venceu no Mutua Madrid Open em 2021 (6-1, 6-2) e nas meias-finais de Indian Wells em 2022 (6-4, 4-6, 6-3). A única vitória do espanhol aconteceu no Mutua Madrid Open de 2022, nos quartos de final (6-2, 1-6, 6-3).
Carlos Alcaraz começou melhor nas meias-finais em Riade. Fê-lo ao quebrar o primeiro serviço de Rafa Nadal para ganhar uma vantagem de dois jogos que foi consolidada à medida que o set avançava.
No nono jogo do encontro, o jogador de El Palmar quebrou novamente o serviço do espanhol. Carlos Alcaraz estava a jogar o seu melhor ténis e venceu o primeiro set por 6-3.
O jogador de Múrcia não deu qualquer hipótese ao seu ídolo. O segundo set continuou na mesma linha. No quarto jogo, o winner de backhand de Carlitos significou o primeiro break do segundo set e o 1-3 no marcador.