Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Taylor Fritz descontente com a decisão da ITF de autorizar o treino fora do court

Reuters
Fritz em ação em Xangai
Fritz em ação em XangaiTingshu Wang / Reuters
O número seis mundial Taylor Fritz disse que a decisão da Federação Internacional de Ténis (ITF) de autorizar o treino fora do campo a partir de 2025 iria arruinar os elementos estratégicos e mentais do jogo um contra um.

A ITF anunciou na segunda-feira que o treino fora do campo será permitido a partir de 1 de janeiro, na sequência de uma decisão tomada na assembleia geral anual do organismo dirigente este mês.

Segundo a ITF, esta alteração tornará o ténis "mais justo e, potencialmente, mais divertido".

O treino fora do campo já tinha sido implementado a título experimental nos quatro Grand Slams, bem como nos circuitos ATP e WTA desde 2023.

O finalista do Open dos Estados Unidos, Fritz, já tinha criticado o treino fora do court e expressou o seu descontentamento com a alteração das regras num post no X na segunda-feira, escrevendo: "Podemos parar de arruinar o aspeto mental/estratégico do desporto, o duelo um contra um, por favor".

O antigo número 10 do mundo Denis Shapovalov disse que a decisão de permitir o treino fora do campo era "triste de ver" como fã do desporto.

"O ténis é especial porque se está lá fora sozinho. Porque é que estão a tentar mudar a beleza deste jogo", afirmou o canadiano no X.

O diretor executivo sénior da ITF, Stuart Miller, afirmou que a decisão tinha sido tomada após consulta dos principais interessados, incluindo jogadores, treinadores e árbitros.

"Os jogadores sentiram que era uma evolução positiva e que tornava os torneios mais interessantes para eles. Os treinadores afirmaram que ajuda a desenvolver os jogadores e a melhorar a posição da sua profissão", acrescentou Miller: "Os árbitros disseram que melhora a sua capacidade de se concentrarem na monitorização do jogo e na tomada de decisões corretas, em vez de se concentrarem em saber se um treinador está ou não a treinar contra as regras."