Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Holger Rune sobrevive a match point e vence Nishikori no Open do Japão

Svend Frandsen
Holger Rune foi demasiado forte para Nishikori
Holger Rune foi demasiado forte para NishikoriPHILIP FONG/AFP
Holger Rune sobreviveu a um match point, quando derrotou o antigo finalista do Grand Slam, Kei Nishikori, do Japão, nos quartos de final do Open do Japão.

Recorde as incidências da partida

O tenista dinamarquês Holger Rune está nas meias-finais do torneio ATP de Tóquio, depois de ter estado à beira da eliminação.

Rune teve de evitar um match point no terceiro set ao derrotar a experiente esperança da casa , Kei Nishikori, por 3-6, 6-2 e 7-5, após um jogo bem disputado que durou mais de duas horas.

Rune acabou por vencer o encontro quando o japonês acertou com a bola na rede.

Nas meias-finais, o dinamarquês vai defrontar Arthur Fils ou Ben Shelton. Estes estão classificados em 24.º e 17.º lugares no ranking mundial, respetivamente. No papel, Rune tem boas hipóteses de chegar à sua primeira final desde o início de janeiro.

Apesar de o adversário de Rune nos quartos de final ser um modesto número 200 do ranking mundial, ainda não é um verdadeiro reflexo do nível atual do jogador japonês de 34 anos, embora o seu apogeu tenha sido há alguns anos.

Nishikori já foi o número quatro do mundo e, em 2014, chegou à final do Grand Slam US Open. O habilidoso japonês ganhou 12 títulos ATP na sua carreira.

Em comparação, Rune ganhou quatro títulos na sua carreira um pouco mais curta, mas não está numa final desde 7 de janeiro.

O torneio no Japão é uma oportunidade óbvia para alterar essa estatística, apesar de o dinamarquês ter ficado rapidamente para trás nos quartos de final.

Nishikori aproveitou o seu primeiro break point do encontro para assumir uma vantagem de 2-0, e a esperança da casa foi superior nos seus próprios jogos de serviço no primeiro set.

Foram 26 bolas jogadas nos jogos de serviço do japonês, e Nishikori ganhou 21 delas. Como consequência, Rune nunca conseguiu recuperar e perdeu o set por 6-3 em cerca de meia hora.

No segundo set, o envelhecido japonês mostrou sinais de cansaço e o dinamarquês de 21 anos aproveitou para finalmente chegar aos break points. Por fim, Holger Rune conseguiu forçar um set decisivo com outra quebra de serviço.

Holger Rune costuma receber um grande apoio das bancadas quando joga no Japão, mas este domingo não havia dúvidas de que o público estava a torcer pelo seu herói local. À medida que o jogo avançava, os aplausos ficavam cada vez mais altos quando Nishikori ganhava os duelos importantes. Isso parecia irritar o dinamarquês.

O ambiente não melhorou quando Rune foi quebrado para 3-4 no segundo set e, de repente, Nishikori tinha energia mental e física. Rune teve de receber tratamento no joelho direito antes de regressar ao court.

O dinamarquês precisava de manter o serviço e forçar uma quebra de serviço, e conseguiu fazê-lo depois de também ter evitado um match point.

No final, o dinamarquês evitou ir para um tiebreak ao conseguir outra quebra de serviço.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore