Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Campeã olímpica Zheng Qinwen encontra motivação para chegar às meias-finais em Tóquio

AFP
Zheng recuperou da derrota no segundo set para vencer o encontro
Zheng recuperou da derrota no segundo set para vencer o encontroRichard A. Brooks / AFP
Zheng Qinwen chegou às meias-finais de Tóquio na sexta-feira, apesar de admitir estar a lutar pela motivação depois de ter ganho o ouro olímpico e de ter recebido as boas-vindas de um herói na sua China natal.

A primeira cabeça de série derrotou a canadiana Leylah Fernandez por 6-0, 1-6 e 6-3, marcando assim o seu encontro com a russa Diana Shnaider, sexta cabeça de série.

Zheng tornou-se a primeira jogadora chinesa a ganhar o ouro olímpico em ténis individual quando triunfou em Paris no verão passado. Ela disse que sua "vida mudou" como resultado e que "não podia andar na rua" quando voltou a jogar na China no mês passado.

A jovem de 22 anos está a jogar num ambiente mais calmo no Pan Pacific Open na capital japonesa e disse que era "difícil encontrar motivação".

"Especialmente depois de ter terminado na China, porque tenho grandes expectativas, muito stress, muita pressão para jogar bem nos eventos chineses", disse. "Já cometi um erro depois da Austrália, perdi a motivação e perdi alguns jogos que não devia perder", referindo-se ao facto de ter chegado à final do Open da Austrália em janeiro: "Desta vez, a minha equipa está a tentar explicar-me como é importante manter a motivação. Quando se está em campo, é preciso lutar a 100%".

Zheng parecia estar preparada para uma noite de trabalho confortável quando venceu o primeiro set sem perder um jogo contra Fernandez. Ela disse que a concentração caiu no segundo set, mas voltou a se concentrar para chegar à sua sexta semifinal de um ano de sucesso.

"Estou feliz por ter feito dois jogos (até agora) aqui, porque honestamente a minha motivação não estava muito alta", atirou: "Mas ainda sou capaz de me esforçar e conseguir o jogo."

Zheng chegou a Tóquio depois de perder com Aryna Sabalenka na final do Open de Wuhan. Sabalenka também a derrotou na final em Melbourne. Antes de Wuhan, Zheng jogou no Open da China em Pequim, onde diz que o impacto do seu ouro olímpico começou finalmente a fazer-se sentir.

"Quando ganhei a medalha de ouro, sinceramente, não senti que a minha vida tinha mudado até regressar à China", disse.

Zheng vai defrontar Shnaider pela primeira vez nas meias-finais de sábado. A russa avançou com um walkover quando a adversária japonesa dos quartos de final, Sayaka Ishii, se retirou lesionada. A britânica Katie Boulter, número nove do ranking, vai enfrentar a wild card americana Sofia Kenin na outra meia-final.

Boulter venceu a canadiana Bianca Andreescu por 6-2 e 6-1, enquanto Kenin derrotou a russa Daria Kasatkina, terceira cabeça de série, por 6-3 e 6-4.