Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Carlos Alcaraz lidera Espanha na fase de grupos da Taça Davis, Itália sem Sinner

Carlos Alcaraz, tenista espanhol
Carlos Alcaraz, tenista espanholPhoto by ANGEL MARTINEZ / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
Carlos Alcaraz lidera a Espanha na fase de grupos da Taça Davis, que jogará a partir de terça-feira, em Valência, contra a Austrália, a França e a República Checa, enquanto a campeã Itália arranca em Bolonha sem o número um mundial Janik Sinner, campeão do US Open no domingo.

A Itália, que é a atual campeã, vai defrontar o Brasil, a Bélgica e os Países Baixos. A Itália também não contará com a sua segunda raquete, Lorenzo Musetti, número 19 da ATP.

Cada equipa disputará três jogos, incluindo dois jogos de singulares e um jogo de pares.

Depois de vencer o US Open, Sinner ofereceu-se para jogar o último jogo de Itália no domingo contra os Países Baixos, mas o seu capitão Filippo Volandri recusou o convite para descansar.

Musetti, cansado depois de uns meses atarefados, em que ganhou o bronze nos Jogos de Paris, foi autorizado a fazer uma pausa.

Os campeões serão liderados por Flavio Cobolli, Matteo Arnaldi e Matteo Berrettini.

O número 3 do mundo, Carlos Alcaraz, cuja participação é uma surpresa porque parecia que ia fazer uma pausa depois de ter caído na segunda ronda do Open dos Estados Unidos, vai estar na competição. O último Major do ano foi demasiado para um jogador que ganhou Roland Garros, Wimbledon e a prata em Paris 2024.

Alcaraz regressa à competição depois de ter ficado de fora no ano passado, quando a equipa espanhola, capitaneada pelo antigo tenista David Ferrer, foi eliminada na fase de grupos.

Motivação muito grande

O prodígio de 21 anos, já vencedor de quatro Grand Slams, ainda não brilhou na Taça Davis, uma competição que a Espanha venceu seis vezes desde o seu primeiro título em 2000.

"Depois da derrota - no US Open - tive alguns dias maus. Ficou claro para nós que eu tinha de voltar ao court o mais rapidamente possível, voltar a treinar. Estou a treinar aqui em Valência há vários dias e estou muito motivado", disse Alcaraz num comunicado publicado pela federação espanhola.

No Grupo C, que se realiza em Zhuhai (China), a Alemanha vai defrontar a Eslováquia, o Chile e os Estados Unidos, a equipa com mais títulos na história da competição, com 32 troféus.

A equipa dos EUA estará confiante após o bom desempenho no US Open, com Taylor Fritz a ser finalista e Frances Tiafoe a perder nas meias-finais.

Finalmente, no Grupo D, sediado em Manchester, a Grã-Bretanha enfrentará o Canadá, a Argentina e a Finlândia.

Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a "Final 8", que se disputará em Málaga, no sul de Espanha, de 19 a 24 de novembro, em courts duros cobertos.