Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dominic Thiem diz adeus ao ténis: "Viagem incrível"

Dominic Thiem na sua despedida no seu torneio caseiro em Viena
Dominic Thiem na sua despedida no seu torneio caseiro em VienaMathias Schulz / Zuma Press / Profimedia
Dominic Thiem olhou para o grande ecrã do Wiener Stadthalle com os olhos húmidos e ouviu atentamente as saudações comoventes de Rafael Nadal, Roger Federer e Novak Djokovic. Quando o austríaco se dirigiu ao público com palavras emocionadas, Boris Becker também aplaudiu com emoção. "Foi uma viagem incrível", disse Thiem no domingo à noite, no final da sua festa de despedida, que encerrou em grande estilo a sua grande carreira no ténis.

"Dói incrivelmente que a jornada tenha terminado, mas foi um momento maravilhoso", disse Thiem, que já havia vencido o número um da Alemanha, Alexander Zverev, por 6:3, numa descontraída "vingança" da final do US Open de 2020.

"Muito obrigado por fazerem isto por mim. Gostaria de lhe agradecer - por todos os anos maravilhosos na digressão e também pelo que cresceu entre nós. Toda a viagem que fizemos juntos foi muito especial", disse o jogador de 31 anos a Zverev, após o jogo de exibição.

Em Viena, onde celebrou uma das suas 17 vitórias em torneios, Thiem voltou a ser o grande palco. Na terça-feira, o austríaco de Wiener Neustadt vai defrontar o italiano Luciano Darderi na primeira ronda do último torneio da sua carreira - e é considerado um outsider. Em todo o torneio, muitos companheiros dizem "adeus" ao quatro vezes finalista do Grand Slam.

Becker dá espetáculo - os momentos altos da carreira de Thiem

Incluindo Becker, que até voltou a balançar a raquete de ténis para um ponto no domingo - e atirou-a para o chão com um sorriso, depois de um backhand para a rede. Nessa altura, Zverev já estava no duche e o cabeça de série de Hamburgo já tinha começado a preparar-se para o seu jogo da primeira ronda contra o jovem austríaco Joel Schwärzler, na segunda-feira.

"O Dominic merece ter os melhores últimos dias na digressão profissional. Espero voltar a vê-lo no fim de semana", disse Zverev com um sorriso, referindo-se a um duelo, pelo menos teoricamente possível, na fase quente do torneio.

Thiem celebrou a sua maior vitória contra Zverev no Open dos Estados Unidos em 2020, derrotando o seu companheiro na final em Nova Iorque após cinco sets, apesar de estar a perder por 2-0 e de sofrer de cãibras - este viria a ser o único grande título de Thiem. Como resultado do seu triunfo, subiu ao terceiro lugar da classificação mundial, a sua melhor classificação de sempre.

Depois de sofrer uma grave lesão no pulso em 2021, Thiem teve de fazer uma longa pausa e nunca conseguiu alcançar os melhores jogadores. No entanto, a noite emocionante em Viena deixou clara a marca que ele deixou no ténis.