Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Rei dos tie-breaks está a sair-se bem: Hurkacz faz mais dois e elimina Skatov no US Upen

Hurkacz segue para a segunda ronda do US Open
Hurkacz segue para a segunda ronda do US OpenJAMIE SQUIRE / Getty Images via AFP
Timofey Skatov deixou escapar rapidamente o primeiro set, mas respondeu de forma exemplar, elevando rapidamente o seu nível. Hurkacz teve muitas dificuldades em alguns momentos, mas não deixou a partida escapar nem por um momento. Embora com dois tie-breaks, venceu em três sets, 6:3, 7:6(4), 7:6(3). Na segunda ronda, Jordan Thompson vai estar no seu caminho.

Recorde as incidências da partida

Após os resultados extremamente deprimentes de segunda-feira, aguardava-se com alguma apreensão o duelo entre Hubert Hurkacz (7.º ATP) e Timofey Skatov (188.º ATP).

É certo que o cazaque não joga diariamente contra jogadores de topo e que terminou recentemente uma aventura no challenger de Kozerki na primeira ronda, mas também tem o escalpe relativamente recente de Tallon Griekspoor, de Bastad, e em Nova Iorque já tinha três rivais derrotados durante a qualificação. Para além disso, Hurkacz está de volta à série de torneios depois de uma cirurgia, fazendo a sua primeira aparição em court desde o giz em Cincinnati.

Um primeiro passo muito fácil

O jogador de Wroclaw estava completamente alheio aos seus recentes problemas de saúde, entrou no encontro com o seu típico serviço relâmpago e ganhou um jogo em menos de dois minutos. Esta imagem repetiu-se quase até ao fim, pois só num jogo é que o polaco Skatov conseguiu ganhar mais do que um ponto. Chegou mesmo a ter um break point, mas o serviço não o deixou ficar mal e Hurkacz venceu o set por 6:3, conseguindo o break crucial na sua quinta tentativa.

No segundo, o cazaque fez uma barragem

Um início rápido forçou uma mudança no jogo do cazaque: melhorou drasticamente o seu serviço, o seu ataque tornou-se mais nítido graças a uma melhor seleção de direções e, acima de tudo, Skatov reduziu significativamente os seus próprios erros, tornando impossível para o jogador de 27 anos pensar numa quebra.

Quando Hurkacz tentou quebrar um jogo a 4:3, o jogador de 23 anos defendeu-se e respondeu com não menos audácia - o seu ténis estava definitivamente melhor e já nada era fácil para o polaco. Nestas situações, os ases de Hurkacz (4:4) cortaram o tema da quebra.

O Wroclawian pressionou Skatov no nono jogo e surgiu um break point. O cazaque ripostou, mas uma tentativa falhada de atalho custou-lhe caro - perdeu o serviço. Nada aconteceu, pois o jogo surpreendentemente fraco do polaco permitiu ao seu rival compensar a derrota. Hurkacz teve outro ponto de break, que o seu adversário conseguiu resolver.

Como o polaco não se permitiu ameaçar com o seu próprio serviço, foi necessário um tie-break. Nele, uma devolução vencedora deu ao polaco o seu primeiro mini-break, o cazaque recuperou e voltou a ceder a vantagem com um simples erro. O Cazaquistão recuperou e voltou a ceder a vantagem com um erro simples. Compensou-o com uma grande forquilha, mas voltou a perder o ponto no seu serviço. O erro não forçado foi o último - depois disso, Hurkacz não lhe deu qualquer retorno, vencendo por 7-4.

Segundo tie-break também para Hurkacz

Ainda não tinha um set a seu favor, mas Timofey Skatov parecia continuar a sua dinâmica. Não teve medo de passar por baixo da rede (e com razão, era Hurkacz que tinha problemas com este elemento) e venceu o set aos 40:40. O polaco defendeu o serviço. O cazaque empatou e no quinto jogo conseguiu o seu objetivo: quebrou Hurkacz com um potente smash. Mas quem vive de golpes, morre de golpes, pode dizer-se. Uma tentativa de outro break point foi parar à rede e Skatov perdeu a liderança a seu próprio pedido (3:3).

O cazaque continuou a atacar, a ganhar o seu próprio jogo, a contrariar o jogador de Breslau no nono ponto, e a melhoria do seu serviço permitiu-lhe defender a 5:5. O polaco não cedeu sequer um ponto no jogo seguinte, mas também não conseguiu evitar um tie-break, apesar de uma luta impressionante.

Hubi começou com um excelente serviço, aproveitou o erro de um rival e rapidamente fez 4-1. Momentos depois, com um uppercut, levou Skatov a atirar a bola para fora para a importância do segundo mini-break, garantindo assim ao polaco uma bola de jogo no seu serviço. Desperdiçou o primeiro, aproveitou o segundo e tem uma segunda ronda. Nela vai defrontar Jordan Thompson, que também lidou com o seu adversário sem perder um set.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore