Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sinner após o teste positivo a doping: "Não fiz nada de errado"

Sinner, número um do ranking ATP
Sinner, número um do ranking ATPAFP
O número um do ténis masculino, o italiano Jannik Sinner, defendeu a sua inocência esta sexta-feira em relação aos dois testes positivos de doping realizados em março passado e admitiu estar "aliviado" por ter evitado uma sanção.

"Na minha cabeça, sei que não fiz nada de errado", disse Sinner numa conferência de imprensa antes do Open dos Estados Unidos em Nova Iorque.

Foi a primeira aparição pública do italiano desde que a Agência Internacional para a Integridade do Ténis (ITIA) o acusou de ter testado positivo para esteróides anabolizantes, uma decisão que suscitou críticas de outros jogadores.

A ITIA aceitou a explicação de Sinner de que as pequenas quantidades da substância proibida provinham de um membro da sua equipa que utilizou um spray para tratar um corte no dedo e contaminou o jogador quando este o massajou.

Obviamente, é um alívio”, disse Sinner sobre a sua absolvição, reconhecendo também que a polémica "não é a situação ideal antes do início de um torneio do Grand Slam".

Sinner testou positivo para clostebol, um esteroide anabolizante derivado da testosterona, proibido pela Agência Mundial Antidopagem (AMA), a 10 de março, durante a sua participação no Masters 1000 de Indian Wells. Um outro teste oito dias mais tarde, fora de competição mas pouco antes do início do Open de Miami, voltou a detetar vestígios da substância proibida. 

Em ambas as ocasiões, o jogador recorreu, o que lhe permitiu reduzir as suspensões automáticas enquanto era efetuada uma investigação. Os resultados dos testes só foram tornados públicos depois de um tribunal independente ter concluído que o jogador “não cometeu qualquer falta ou negligência”, anunciou a ITIA na terça-feira.

Ao longo dos últimos meses, “lembrei-me sempre de que não tinha feito nada de errado. Sempre respeitei as regras antidoping e sempre respeitarei”, disse Sinner na sexta-feira.