Síntese do US Open: Alcaraz eliminado, Medvedev segue para a terceira ronda
A sessão noturna no Arthur Ashe Stadium teve como principais protagonistas o campeão dos últimos dois torneios do Grand Slam, Roland Garros e Wimbledon, e o neerlandês Botic van De Zandschulp, que surpreenderam por motivos bem diferentes. O murciano pelo nível abaixo do habitual e o adversário (74.º ATP) pela boa exibição que lhe deu a vitória, com os parciais de 6-1, 7-5 e 6-4.
“Foi uma luta contra mim mesmo, na minha cabeça, ao longo de todo o encontro. No ténis estás a jogar contra alguém que quer o mesmo que tu, a vitória, e tens de ficar o mais calmo possível, pensar melhor no jogo e tentar fazer coisas boas”, afirmou Alcaraz, de 21 anos.
Apesar de dar total crédito à exibição e triunfo de van De Zandschulp, o detentor de quatro títulos do Grand Slam, o primeiro dos quais conquistado exatamente em Flushing Meadows, reconheceu não ter sido capaz de controlar as emoções diante do opositor e quarto-finalista em Nova Iorque em 2021, que converteu seis dos nove break-points que dispôs.
“Estive por cima em alguns momentos, depois perdi alguns pontos e fiquei por baixo. Foi uma montanha-russa na minha cabeça. Não posso ficar assim se quero pensar em voos mais altos, tenho de melhorar. Tenho de aprender com isto”, frisou o espanhol.
Consumada a eliminação de Carlos Alcaraz, medalha de prata nos Jogos Olímpicos Paris-2024, Espanha ficou sem nenhum representante no quadro masculino de um major antes da terceira ronda pela primeira vez desde 1999.
Ao contrário de Alcaraz, o russo Daniil Medvedev, número cinco do mundo, voltou a exibir-se a bom nível e ultrapassou o húngaro Fabian Marozsan (51.º ATP), com os parciais de 6-3, 6-2 e 7-6 (7-5), rumo à terceira ronda do Open dos Estados Unidos.
Na próxima fase da prova Medvedev, campeão do major nova-iorquino em 2021 e vice-campeão em 2019 e 2023, vai defrontar o italiano Flávio Cobolli (31.º ATP), responsável pela derrota do belga Zizou Bergs, pelos parciais de 4-6, 6-3, 7-5 e 6-3.
Tal como Daniil Medvedev, o italiano Jannik Sinner, líder do ranking ATP, e o português Nuno Borges, apurados para a terceira eliminatória na sessão diurna, o norte-americano Tommy Paul (14.º ATP) também garantiu a manutenção em prova, após a desistência do adversário australiano Max Purcell, quando perdia por 7-5, 6-0 e 1-0.
Na competição feminina, após o domínio da polaca Iga Swiatek, líder do ranking WTA, sobre a japonesa Ena Shibahara, por 6-0 e 6-1, foi a vez de Naomi Osaka, bicampeã do Open dos Estados Unidos (2018 e 2020) captar todas as atenções, ao ser eliminada pela checa Karolina Muchova, com os parciais de 6-3 e 7-6 (7-5).