Síntese do US Open: Favoritos seguem Alcaraz rumo aos oitavos de final
O jovem tenista de Múrcia, de 20 anos, abriu a jornada de hoje no Arthur Ashe Stadium com um triunfo suado diante o britânico Daniel Evans, 28.º colocado no ranking ATP, e, por 6-2, 6-3, 4-6 e 6-3, assegurou o regresso aos oitavos de final, pelo terceiro ano consecutivo, em Flushing Meadows, onde defende o título.
Recorde o jogo Alcaraz-Evans
“Ele é um adversário traiçoeiro. Ele procura sempre subir à rede. Boas pancadas em ‘slice’ e bom toque de bola. Penso que é também o meu tipo de jogo, por isso jogámos um bom encontro. Penso que as pessoas adoraram. Fizemos bons pontos, boas jogadas e muito diferentes de outros encontros. Estou contente por ter passado esta ronda e jogar outra vez os oitavos de final do Open dos Estados Unidos”, comentou o espanhol, após deixar escapar o primeiro set nesta edição do torneio norte-americano.
Depois de registar 60 ‘winners’ e 23 erros não forçados frente a Evans, Carlos Alcaraz vai defrontar agora Matteo Arnaldi (61.º ATP), naquele que será o primeiro embate entre ambos e que marca a estreia do jovem italiano, de 22 anos, na quarta ronda de um torneio do Grand Slam.
Já depois do líder do ranking ATP, foi a vez do russo Andrey Rublev, oitavo na hierarquia mundial, reservar uma vaga na segunda semana do ‘major’ nova-iorquino, pela quarta vez nos últimos cinco anos, ao derrotar também em quatro partidas o francês Arthur Rinderknech, pelos parciais de 3-6, 6-3, 6-1 e 7-5, ao fim de duas horas e 35 minutos.
Recorde o jogo Reinderknech-Rublev
“Nunca tinha jogado antes com o Arthur, nem tão pouco tínhamos treinado, por isso não sabia o que esperar. Sabia que ele tinha um bom serviço, uma direita fantástica e procura as jogadas, por isso sabia que seria um encontro difícil e, como tal, estou feliz por ter dado a volta e vencido”, avançou o moscovita.
Graças aos 35 ‘winners’ e 23 erros não forçados num duelo em que venceu 80% dos pontos no primeiro serviço, Rublev vai medir forças na próxima jornada com o britânico Jack Draper (123.º ATP), que ultrapassou o norte-americano Michael Mmoh, por 6-4, 6-2, 3-6 e 6-3, para se qualificar pela primeira vez para os oitavos de final de um torneio do Grand Slam.
Recorde o jogo Mmoh-Draper
Assim como Alcaraz e Rublev, o jovem Jannik Sinner, de 22 anos, foi colocado hoje à prova pelo experiente suíço Stan Wawrinka, detentor de três títulos do Grand Slam, um deles conquistado em Flushing Meadows, em 2016, mas passou com distinção, ao levar a melhor, com os parciais de 6-3, 2-6, 6-4 e 6-2.
Recorde o jogo Wawrinka-Sinner
Apesar dos 61 erros não forçados contra os 33 ‘winners’, o número seis mundial vai ficar à espera do desafio entre o alemão Alexander Zverev, vice-campeão em 2020, e o búlgaro Grigor Dimitrov para conhecer o próximo adversário.
No quadro de singulares feminino, a bielorrussa Aryna Sabalenka, segunda no ranking WTA, voltou ao Louis Armstrong Stadium para ‘cumprir calendário’, já que aplicou um duplo 6-1 à francesa Clara Burel (62.ª WTA) e, ao fim de uma hora, tinha duelo agendado com a russa Daria Kasatkina (14.ª WTA) na fase seguinte.
A norte-americana Jessica Pegula (3.ª WTA), por sua vez, teve uma tarefa mais complicada na terceira ronda, mas, ainda assim, conseguiu levar a melhor ante a ucraniana Elina Svitolina (26.ª WTA) em três partidas, decididas por 6-4, 4-6 e 6-2, alcançando a 30.ª vitória em piso rápido da época.