Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese do US Open: Favoritos seguem Alcaraz rumo aos oitavos de final

LUSA
Carlos Alcaraz teve de suar para ultrapassar Daniel Evans
Carlos Alcaraz teve de suar para ultrapassar Daniel EvansAFP
O número um mundial, o espanhol Carlos Alcaraz, foi testado este sabado rumo aos oitavos de final do Open dos Estados Unidos em ténis, em que os principais favoritos somaram vitórias na terceira ronda do último ‘major’ da temporada.

O jovem tenista de Múrcia, de 20 anos, abriu a jornada de hoje no Arthur Ashe Stadium com um triunfo suado diante o britânico Daniel Evans, 28.º colocado no ranking ATP, e, por 6-2, 6-3, 4-6 e 6-3, assegurou o regresso aos oitavos de final, pelo terceiro ano consecutivo, em Flushing Meadows, onde defende o título.

Recorde o jogo Alcaraz-Evans

Ele é um adversário traiçoeiro. Ele procura sempre subir à rede. Boas pancadas em ‘slice’ e bom toque de bola. Penso que é também o meu tipo de jogo, por isso jogámos um bom encontro. Penso que as pessoas adoraram. Fizemos bons pontos, boas jogadas e muito diferentes de outros encontros. Estou contente por ter passado esta ronda e jogar outra vez os oitavos de final do Open dos Estados Unidos”, comentou o espanhol, após deixar escapar o primeiro set nesta edição do torneio norte-americano.

Depois de registar 60 ‘winners’ e 23 erros não forçados frente a Evans, Carlos Alcaraz vai defrontar agora Matteo Arnaldi (61.º ATP), naquele que será o primeiro embate entre ambos e que marca a estreia do jovem italiano, de 22 anos, na quarta ronda de um torneio do Grand Slam.

Já depois do líder do ranking ATP, foi a vez do russo Andrey Rublev, oitavo na hierarquia mundial, reservar uma vaga na segunda semana do ‘major’ nova-iorquino, pela quarta vez nos últimos cinco anos, ao derrotar também em quatro partidas o francês Arthur Rinderknech, pelos parciais de 3-6, 6-3, 6-1 e 7-5, ao fim de duas horas e 35 minutos.

Recorde o jogo Reinderknech-Rublev

Nunca tinha jogado antes com o Arthur, nem tão pouco tínhamos treinado, por isso não sabia o que esperar. Sabia que ele tinha um bom serviço, uma direita fantástica e procura as jogadas, por isso sabia que seria um encontro difícil e, como tal, estou feliz por ter dado a volta e vencido”, avançou o moscovita.

Graças aos 35 ‘winners’ e 23 erros não forçados num duelo em que venceu 80% dos pontos no primeiro serviço, Rublev vai medir forças na próxima jornada com o britânico Jack Draper (123.º ATP), que ultrapassou o norte-americano Michael Mmoh, por 6-4, 6-2, 3-6 e 6-3, para se qualificar pela primeira vez para os oitavos de final de um torneio do Grand Slam.

Recorde o jogo Mmoh-Draper

Assim como Alcaraz e Rublev, o jovem Jannik Sinner, de 22 anos, foi colocado hoje à prova pelo experiente suíço Stan Wawrinka, detentor de três títulos do Grand Slam, um deles conquistado em Flushing Meadows, em 2016, mas passou com distinção, ao levar a melhor, com os parciais de 6-3, 2-6, 6-4 e 6-2.

Recorde o jogo Wawrinka-Sinner

Apesar dos 61 erros não forçados contra os 33 ‘winners’, o número seis mundial vai ficar à espera do desafio entre o alemão Alexander Zverev, vice-campeão em 2020, e o búlgaro Grigor Dimitrov para conhecer o próximo adversário.

No quadro de singulares feminino, a bielorrussa Aryna Sabalenka, segunda no ranking WTA, voltou ao Louis Armstrong Stadium para ‘cumprir calendário’, já que aplicou um duplo 6-1 à francesa Clara Burel (62.ª WTA) e, ao fim de uma hora, tinha duelo agendado com a russa Daria Kasatkina (14.ª WTA) na fase seguinte.

A norte-americana Jessica Pegula (3.ª WTA), por sua vez, teve uma tarefa mais complicada na terceira ronda, mas, ainda assim, conseguiu levar a melhor ante a ucraniana Elina Svitolina (26.ª WTA) em três partidas, decididas por 6-4, 4-6 e 6-2, alcançando a 30.ª vitória em piso rápido da época.