Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese US Open: Djokovic beneficia de desistência de adversário, Gauff na terceira ronda

Djokovic defrontou Laslo Djere
Djokovic defrontou Laslo DjereCHARLY TRIBALLEAU/AFP
O sérvio Novak Djokovic, campeão em título do Open dos Estados Unidos, sofreu alguns problemas físicos, mas foi o compatriota Laslo Djere a desistir e o número dois mundial a avançar até à terceira ronda, assim como Coco Gauff.

Já depois da vitória portuguesa de Nuno Borges e Francisco Cabral na competição de pares, apurados para a segunda ronda do último major da temporada, o tenista de Belgrado, detentor de 24 títulos do Grand Slam, regressou ao Arthur Ashe Stadium, onde demonstrou alguns problemas físicos antes de fechar o primeiro set e o encontro, com os parciais de 6-4, 6-4 e 2-0, após a retirada de Djere (109.º ATP).

“Não era o que queríamos. Não era o que o público queria, ver uma desistência. Mas obviamente que ele tem uma lesão que o afastou do circuito algum tempo e está a ter algumas dificuldades para recuperar o nível físico. Ele é muito bom jogador, especialmente nestas condições. O segundo set devia ter sido dele, estava 4-2, 15-40”, lembrou o sérvio.

Depois de “uma grande luta”, ao longo de “duas horas e dois sets a servir mal”, Novak Djokovic, de 37 anos, conseguiu manter-se em jogo e, graças ao 90.º triunfo em Flushing Meadows, vai defrontar o australiano Alexei Popyrin, campeão do Masters 1.000 do Canadá, na próxima eliminatória.

Quem também assegurou a continuidade em Nova Iorque foi o norueguês Casper Ruud, vice-campeão do torneio norte-americano em 2022, após uma difícil batalha com o experiente francês Gael Monfils, que só cedeu ao fim de quatro partidas, pelos parciais de 6-4, 6-2, 2-6 e 7-6 (7-3).

Ultrapassado o veterano Monfils, de 37 anos, num encontro que chegou a estar interrompido quase duas horas devido à trovoada, o número oito mundial vai medir forças agora com o jovem chinês Jerry Shang, de apenas 19 anos.

Já o norte-americano Taylor Fritz, 12.º colocado no ranking ATP, não encontrou grandes dificuldades para eliminar o italiano Matteo Berrettini (40.º ATP) em sucessivos sets, com os parciais de 6-3, 7-6 (7-1) e 6-1, e marcar duelo com o argentino Francisco Comesana (108.º ATP).

Tal como Fritz, quartofinalista há um ano em Nova Iorque, o compatriota Ben Shelton (13.º ATP) também confirmou a qualificação para a fase seguinte da prova, ao bater o espanhol Roberto Bautista Agut, por 6-3, 6-4 e 6-4, e marcando encontro com o compatriota Frances Tiafoe.

Na prova feminina, a jovem anfitriã Coco Gauff, de 20 anos. deu mais um passo na defesa do título, ao derrotar a alemã Tatjana Maria, pelos parciais de 6-4 e 6-0.

Na terceira ronda, a número três do mundo vai ter como adversária a ucraniana Elina Svitolina, responsável pela eliminação da compatriota Anhelina Kalinina, por 6-1 e 6-2.