Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese US Open: Medvedev e Zverev nos quartos, vice-campeã em título afastada

Alexander Zverev classificou-se para os quartos do US Open
Alexander Zverev classificou-se para os quartos do US OpenAFP
O tenista russo Daniil Medvedev e o alemão Alexander Zverev qualificaram-se para os quartos de final do Open dos Estados Unidos, último major da época, enquanto a tunisina Ons Jabeur, vice-campeã em 2022, foi eliminada em Nova Iorque.

Recorde a partida entre Medvedev e Alex de Minaur

Numa jornada de encontros intensos, o número três do mundo, Medvedev, precisou de quatro partidas para superar o australiano Alex de Minaur (13.º ATP), com quem havia perdido recentemente em Toronto, pelos parciais de 2-6, 6-4, 6-1 e 6-2, no Louis Armstrong Stadium.

Confirmado o triunfo ante o jovem tenista de Sidney, de 24 anos, o moscovita reservou uma vaga entre os oito finalistas do Open dos Estados Unidos, pela quarta vez nas últimas cinco edições da prova, e um encontro com o compatriota Andrey Rublev, oitavo no ranking ATP.

Já o germânico Alexander Zverev travou uma dura e longa batalha, a mais longa da edição deste ano do torneio norte-americano, com o italiano Jannik Sinner, que só cedeu ao fim de quatro horas e 41 minutos e cinco sets no Arthur Ashe Stadium, resolvidos em 6-4, 3-6, 6-2, 4-6 e 6-3.

Recorde a partida entre Zverev e Sinner

“Julgo que posso dizer que estou de volta, certo? Vivo para isto, é o que adoro fazer. Gostava de ter jogado um pouco menos de tempo, claro, mas no ano passado quando não pude jogar, foi destes momentos que senti falta. Até à 01:30 da madrugada, diante de um estádio cheio no Arhur Ashe Stadium. Não há nada melhor”, avançou o alemão (12.º ATP).

Zverev, finalista em Flushing Meadows em 2020, contraiu uma lesão grave no tornozelo direito em Roland Garros, em 2022, e falhou o resto da temporada, mas no regresso ao mais alto nível assegurou, frente ao transalpino (6.º ATP), afetado por cãibras durante a segunda e terceira partidas, o apuramento para os quartos de final, pela terceira vez nos últimos quatro anos.

No encontro de acesso às meias-finais, fase da prova que atingiu em 2021, o bicampeão das ATP Finals (2018 e 2021) e campeão olímpico vai ter como adversário o espanhol Carlos Alcaraz, número um do mundo, a defender título do major norte-americano.

Recorde a partida entre Jabeur e Zheng

Na prova feminina, depois da derrota da norte-americana Jessica Pegula, número três do mundo, a abrir a jornada, mais uma surpresa a fechar os oitavos de final, graças ao desaire da tunisina Ons Jabeur (5.ª WTA) diante a chinesa Qinwen Zheng (23.ª WTA), em apenas dois sets, por 6-2 e 6-4.

Enquanto a vice-campeã ficou pelo caminho, ao fim de uma hora e 22 minutos, a bielorrussa Aryna Sabalenka festejou a subida à liderança do ranking WTA, graças à derrota de Iga Swiatek nos oitavos de final, com uma vitória expressiva frente à russa Daria Kasatkina (14.ª WTA), por 6-1 e 6-3.

Recorde a partida entre Sabalenka e Kasatkina

Semifinalista nos últimos dois anos, a campeã do Open da Austrália vai defrontar agora a jovem Qinwen Zheng, de 20 anos, que se vai estrear nos quartos de final de um torneio do Grand Slam em Nova Iorque.