Síntese US Open: Sinner e Swiatek confirmam quartos de final na despedida de Borges
A jogar na sessão noturna no Arthur Ashe Stadium, onde o número um nacional e 34.º do mundo havia sido eliminado pelo russo Daniil Medvedev, campeão do major nova-iorquino em 2021, o transalpino, de 23 anos, superou o norte-americano Tommy Paul (14.º do circuito) em sucessivos sets, com os parciais de 7-6 (7-3), 7-6 (7-5) e 6-1, para se qualificar para a fase seguinte da prova pela segunda vez.
“Penso que não jogámos o nosso melhor ténis. Estava um bocadinho de frio e vento, por isso tentámos encontrar o nosso ritmo. Encontrei-o mais no fim do encontro, mas posso estar orgulhoso. Hoje foi um adversário difícil, por isso estou feliz por estar na próxima ronda”, comentou o italiano, apurado pela nona vez para os quartos de final de um torneio do Grand Slam.
O próximo adversário de Sinner, campeão do Open da Austrália, será Daniil Medvedev, número cinco mundial e vice-campeão há um ano em Flushing Meadows, com quem perdeu precisamente no encontro de acesso às meias-finais do último major, em Wimbledon.
“Será um encontro duro. Haverá muitas trocas de bola, oxalá esteja bem fisicamente. Será um duelo muito físico e mental. Venci-o na Austrália, depois ele ganhou-me em Wimbledon em cinco sets. Será um bom encontro”, salientou Sinner, o oitavo jogador desde 2000 a assegurar a presença nos quartos de final de todos os torneios do Grand Slam na mesma época.
O australiano Alex de Minaur, 10.º na hierarquia ATP, seguiu o exemplo de Sinner e, graças ao triunfo sobre o australiano Jordan Thompson (32.º do mundo), por 6-0, 3-6, 6-3 e 7-5, também seguiu para a fase seguinte da prova, marcando duelo com o britânico Jack Draper (25.º ATP).
Na competição feminina, já depois dos triunfos da norte-americana Jessica Pegula, da checa Karolina Muchova e da brasileira Bia Haddad Maia, foi a vez de a jovem Iga Swiatek, que, aos 23 anos já conta cinco títulos do Grand Slam, um dos quais conquistado em Nova Iorque em 2022, bater a russa Liudmila Samsonova (16.ª do mundo), por6-4 e 6-1.
Atingido pela nova vez o top-8 de um major, Swiatek vai agora defrontar a jogadora da casa Jessica Pegula, frente a quem domina o confronto direto (6-3).