Ugo Humbert vence Thiago Monteiro e qualifica-se para a 2.ª ronda do Open dos Estados Unidos
Recorde as incidências da partida
Para o seu jogo da 1.ª ronda em Nova Iorque, Ugo Humbert foi brindado com uma batalha de esquerda contra o brasileiro Thiago Monteiro.
O 17.º cabeça de série precisou de 6 oportunidades para quebrar finalmente o brasileiro, que teve mais primeiros serviços (70% contra 63), mas que foi muito menos sólido do que o francês quando se tratou de ganhar os pontos de atraso (67% contra 82). Como resultado, Humbert não teve pontos de break para defender e foi formidável na devolução (13/30), ajudado pela fraca segunda bola do seu adversário, que o levou a ganhar apenas 3 pontos em 9 neste sector.
Com o primeiro set na bagagem (6-3), tudo parecia correr bem, mas Monteiro quebrou na sua primeira oportunidade. Esta vantagem durou até 4-2. Humbert ganhou a batalha no fundo do court e, aos 30-40, o brasileiro enviou o seu voleibol para a rede. Era já o quinto break point do francês no segundo set. O n.º1 francês manteve o ritmo e levou o seu adversário ao limite: a 4-4, 30-40, o brasileiro cometeu uma dupla falta que quase valeu a perda do 2º set, o que aconteceu de imediato (6-4).
Estatisticamente, Humbert continuava no seu elemento e era difícil ver como Monteiro poderia ultrapassar o francês. Parte da bancada principal do 10 sentiu o mesmo e abandonou as bancadas...
Tal como no set anterior, o francês quebrou de imediato e podia mesmo ter-se afastado de vez, já que liderava por 2-0, 0-40. No entanto, houve um susto aos 5-4, 30-40, quando Monteiro apressou uma segunda bola e a devolveu à rede com o seu forehand. Com um serviço cruzado vencedor, Humbert qualificou-se para a 2.ª ronda (6-3, 6-4, 6-4 em 2h18).