US Open: Medvedev chega aos oitavos de final pelo quinto ano consecutivo
Foi a segunda vez consecutiva que Medvedev começou uma competição num dia e terminou no dia seguinte, depois de ter jogado quatro sets com o australiano Christopher O'Connell numa batalha nocturna na quinta-feira que terminou na manhã de sexta-feira.
"É duro, só quero ir dormir, nada mais", disse Medvedev ao público que ficou para assistir ao jogo até ao fim.
Numa partida que começou pouco antes das 23:00, hora local, Medvedev começou logo a trabalhar, quebrando Baez duas vezes para abrir uma vantagem de 4-1 e vencer o primeiro set. Jogando como se estivesse a tentar terminar a competição antes que o relógio batesse a meia-noite, Medvedev quebrou Baez novamente para abrir o segundo set, correndo para uma vantagem de 2-0.
Mas Baez não estava interessado num final rápido, construindo uma vantagem de 5-2 no terceiro set, quando a competição foi interrompida para permitir que o tecto fosse fechado quando a chuva começou a cair.
Quando o jogo recomeçou, Medvedev, que estava a ficar cada vez mais agitado, voltou a concentrar-se, quebrando o argentino para voltar ao serviço em 5-4 e forçando o set para o tie-break, que viria a vencer por 8-6.
Reveja aqui as principais incidências da partida
"Senti que ambos estávamos a jogar bem nos dois primeiros sets e eu estava um pouco melhor nos pontos importantes", disse Medvedev: "Tudo estava a correr como eu queria e no terceiro set ele elevou um pouco o seu nível, o que foi suficiente para tornar o jogo ainda mais difícil. Tive sorte e foi bom para mim manter-me no terceiro set e não terminar em quatro."
A vitória colocou Medvedev num intrigante encontro nos oitavos de final com o perigoso australiano Alex de Minaur.
Medvedev e de Minaur já se defrontaram seis vezes, tendo o russo vencido quatro, mas o australiano ganhou as duas últimas, incluindo um confronto nos quartos de final no Open do Canadá do mês passado.