Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open dos Estados Unidos: Três jogos para ver no primeiro dia

Novak Djokovic começa a defender o título do US Open na segunda-feira
Novak Djokovic começa a defender o título do US Open na segunda-feiraReuters / Andrew Kelly
O US Open começa na segunda-feira em Flushing Meadows, com os actuais campeões Novak Djokovic e Coco Gauff em ação, juntamente com os antigos campeões Dominic Thiem e Sloane Stephens.

Djokovic está a tentar tornar-se o primeiro homem a defender com sucesso a sua coroa do Open dos Estados Unidos desde que Roger Federer venceu cinco vezes seguidas entre 2004 e 2008.

É a última oportunidade para o sérvio, que ganhou o ouro olímpico de singulares em Paris, evitar uma eliminação do Grand Slam esta época, depois de Jannik Sinner ter ganho o Open da Austrália e Carlos Alcaraz ter conquistado os títulos do Open de França e de Wimbledon.

Gauff quer dar a volta por cima depois de ter tido dificuldades em manter a forma que a levou a conquistar o primeiro Major em Flushing Meadows no ano passado.

A AFP Sport analisa três jogos para assistir na segunda-feira:

Radu Albot - Novak Djokovic

A superestrela sérvia Djokovic, acabado de ganhar a tão desejada medalha de ouro olímpica em Paris, parece estar preparado para entrar na defesa do título do US Open com um encontro na primeira ronda contra o qualifier Albot.

O moldavo, classificado em 138.º lugar no ranking mundial, tem um registo de 0-11 contra jogadores do top 10.

Mas Djokovic terá de fazer alguns ajustes quando encerrar a primeira sessão nocturna no Arthur Ashe Stadium. O ouro olímpico conquistado nos courts de terra batida de Roland Garros marcou o ponto alto de um ano dececionante para o 24 vezes campeão do Grand Slam, que perdeu os títulos do Open da Austrália e do Open de França, bem como a sua melhor classificação mundial.

O jogo será o seu primeiro em courts de terra batida desde a derrota na terceira ronda em Indian Wells, em março, contra Luca Nardi.

Varvara Gracheva - Coco Gauff

Coco Gauff, número três do mundo, cuja sorte tem sido mista desde que ganhou o seu primeiro Grand Slam em Flushing Meadows, no ano passado, espera que a história se repita quando defrontar a jogadora francesa nascida na Rússia, Varvara Gracheva, à tarde, no Estádio Arthur Ashe.

A única vez que se defrontaram foi nos quartos de final em Auckland, em janeiro, tendo Gauff vencido por 6-1 e 6-1 e conquistado o título - até agora o seu único em 2024.

Gauff perdeu três dos seus últimos seis jogos, tendo sido eliminada na segunda ronda na defesa do título de Cincinnati, o que a fez cair para o terceiro lugar do mundo.

A americana de 20 anos tentou dar um toque positivo ao facto, chamando à sua derrota em Cincinnati "uma bênção disfarçada... porque pude realmente treinar, o que não tinha sido possível".

"Faço os meus melhores resultados quando saio de um bloco de treinos", disse Gauff: "Estou a treinar muito bem, o que não significa que vá entrar no jogo e jogar muito bem, mas dá-nos mais confiança quando estamos a treinar muito bem na semana anterior a um torneio."

Zheng Qinwen - Amanda Anisimova

Zheng Qinwen, recentemente medalhada com o ouro olímpico , irá provavelmente encontrar-se em território hostil no Estádio Louis Armstrong quando defrontar a wild card americana Amanda Anisimova no primeiro encontro da carreira entre as duas.

Depois de ter dado à China o primeiro ouro olímpico no ténis, Zheng tentará novamente imitar a pioneira compatriota Li Na na conquista de uma coroa de Grand Slam - depois de ter ficado aquém na final do Open da Austrália em janeiro.

Anisimova tem estado na senda do regresso em 2024, depois de ter feito uma pausa por motivos de saúde mental em 2023. Regressou ao top 50 do ranking mundial depois de ter chegado à sua primeira final do WTA 1000 em Toronto, há duas semanas.