Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

US Open: Iga Swiatek na segunda ronda com alguns sustos

Francois Boudet
Swiatek saiu do fundo do poço para vencer Rakhimova
Swiatek saiu do fundo do poço para vencer RakhimovaAngela Weiss / AFP
Levada ao limite por Kamilla Rakhimova, Iga Swiatek venceu em dois sets - 6-4, 7-6(6) - depois de salvar três set points. A polaca, que se mostrou muito imprecisa e desorganizada no seu primeiro encontro, terá de melhorar o seu jogo se quiser ir longe em Nova Iorque. Apesar de tudo, esta foi a sua 80.ª vitória num Grand Slam.

Reveja aqui as principais incidências da partida

As coisas estavam a correr bastante bem para Iga Swiatek no seu jogo de abertura da primeira ronda contra Kamilla Rakhimova, 104.ª do ranking mundial. Com 4-1 e um duplo break na mão, a polaca estava a caminho de vencer o primeiro set em modo expresso. Mas depois a número 1 do mundo vacilou, cometendo dois erros não forçados no seu serviço para perder um break, antes de a russa voltar a fazer 4-3 com um ás no forehand.

Swiatek estava longe de estar serena, como se pode ver pelo seu volei mal calibrado a 4-3 (40-15). Mesmo quando se apertou no serviço da adversária, cometeu o 11.º erro não forçado do set aos 30-40, antes de ser castigada por um lob certeiro. Aos 40-A, a polaca voltou a bater duas bolas fora do centro, demonstrando uma espécie de nervosismo. Depois, aos 5-4, a máquina estava de novo no bom caminho: um shutout e o primeiro set.

Mas ela não estava completamente tranquila. A perder por 15-40, Rakhimova salvou o seu primeiro jogo. Melhor ainda, a russa teve um break point depois de Swiatek não ter acertado num longo backhand na linha. Um aviso sem consequências. Depois, a experiência fez a diferença para a recente medalhista de bronze olímpica. Ela quebrou e confirmou com um jogo branco. Mas a ameaça estava sempre presente, mesmo quando ela liderava por 3-2 40-0 e dificultou as coisas para si mesma, aproveitando a vantagem. Ao confiar no seu forehand, Swiatek pensou que poderia safar-se com menos. Mas não adiantou: cometeu 30 erros não forçados e cedeu o primeiro set.

E foi Rakhimova que começou a acreditar nas suas hipóteses, chegando mesmo a anular um break point, ajudada pela sua adversária, mais uma vez imprecisa. No tie-break, a russa fez um forte esforço para fazer o 4-2 a seu favor, graças a um winner de forehand seguido de um backhand na rede de Swiatek. Depois de mais dois erros não forçados, a polaca tinha três set points contra si. Com as costas contra a parede, a número 1 do mundo aproveitou a tensão da adversária para marcar os últimos 5 pontos do encontro e vencer por 6-4, 7-6(6).

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore