Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

US Open: Três jogos para assistir esta noite de quinta-feira e madrugada

Alcaraz está de volta à ação no US Open
Alcaraz está de volta à ação no US OpenAFP
A ex-campeã Iga Swiatek (23 anos) tenta um lugar na terceira ronda do Open dos Estados Unidos na quinta-feira, quando defrontar a japonesa Ena Shibahara (26 anos), estreante em singulares num Grand Slam.

Naomi Osaka, bicampeã do US Open, procura um lugar nos oitavos de final de um Major pela primeira vez em mais de dois anos.

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, que podem defrontar-se nas meias-finais, também estão na segunda ronda.

A AFP Sport analisa os três jogos a seguir no quarto dia do último Grand Slam de 2024, que termina a 8 de setembro.

Iga Swiatek - Ena Shibahara (19:00)

A primeira cabeça de série Swiatek, já com quatro Opens de França no seu nome, procura um segundo título de Nova Iorque para juntar ao seu triunfo de 2022.

Na quinta-feira, a polaca encontra a japonesa Ena Shibahara, número 217 do mundo, que está a fazer a sua estreia no sorteio principal de singulares do Grand Slam depois de lutar pela qualificação.

Shibahara, nascida na Califórnia, que chegou a Nova Iorque com apenas uma vitória no circuito principal em 2024, derrotou a australiana Daria Saville na primeira ronda, num encontro que durou três horas e 16 minutos, o mais longo confronto feminino até agora.

"Foi uma montanha-russa de emoções", disse a tenista.

Shibahara já derrotou Swiatek duas vezes na sua carreira, mas essas vitórias foram em pares no evento júnior do US Open de 2016 e em 2021 nas meias-finais de Miami.

Naomi Osaka - Karolina Muchova (00:00)

Naomi Osaka, a campeã de 2018 e 2020 em Flushing Meadows, ultrapassou a ex-vencedora do Open da França Jelena Ostapenko na primeira ronda.

Quatro vezes vencedora de Majors, Osaka, que falhou o evento de 2023 depois de dar à luz a filha Shai, salvou os dois únicos break points que enfrentou contra a letã, serviu nove ases e não fez nenhuma dupla falta.

A jogadora de 26 anos também fez manchetes pelo seu traje colorido, que incluía um laço verde brilhante e um tutu.

"Quando estava a vestir a minha roupa, pensei: 'Ah, espero que isto não seja demais'", disse Osaka.

"Como tinha o tutu e depois o casaco com o laço e era verde, senti que toda a gente estava a olhar para mim de forma estranha".

Na quinta-feira, Osaka encontra a vice-campeã do Open da França de 2023, Karolina Muchova, que só voltou em junho deste ano, depois de sofrer uma lesão no pulso durante a corrida para as meias-finais do US Open no ano passado.

Carlos Alcaraz - Botic van de Zandschulp (01:30)

Alcaraz, o campeão de 2022, está a tentar tornar-se apenas o terceiro homem na era moderna a vencer o Open de França, Wimbledon e o US Open no mesmo ano.

Surpreendentemente, precisou de quatro sets para derrotar o qualifier australiano Li Tu na primeira ronda, onde se tornou o segundo homem mais rápido, atrás de John McEnroe, a alcançar 60 vitórias no Grand Slam.

"É uma honra poder partilhar este tipo de estatísticas com grandes lendas do desporto", afirmou Alcaraz.

O jovem de 21 anos leva um recorde de 2-0 no confronto direto com Van de Zandschulp, 74.º classificado, para o jogo da segunda ronda de quinta-feira.

No entanto, o neerlandês teve a sua melhor sequência no Grand Slam em Nova Iorque em 2021, quando chegou aos quartos de final, onde perdeu em quatro sets para o eventual campeão Daniil Medvedev.