Sabalenka regressa no Open de Washington após lesão no ombro
A número três mundial espera estar tão pronta como as suas rivais que estão a disputar os Jogos Olímpicos de Paris quando o US Open começar, a 26 de agosto.
"Ainda falta muito para o Open dos Estados Unidos. Sinto que elas vão estar preparadas", disse Sabalenka: "Provavelmente vão fazer uma pausa. Não vão jogar o que quer que seja. No final, foi muito importante para mim fazer uma pequena pausa. A partir de março, passei por dificuldades muito difíceis. Era muito necessário. Mentalmente, sinto-me mais fresco e mais pronto para jogar. Vou estar pronta".
Sabalenka chegou às meias-finais do US Open em 2021 e 2022 e no ano passado avançou para a final de Nova Iorque, onde perdeu para a americana Coco Gauff.
A primeira cabeça-de-série de Washington Sabalenka não pôde competir nas Olimpíadas porque sua terra natal, a Bielorrússia, foi proibida de enviar atletas a Paris por causa do apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia.
Sabalenka quer voltar ao court para competir depois de um longo trabalho de reabilitação do seu ombro direito.
"Estou aqui porque me lesionei e já não jogo há algum tempo", disse Sabalenka: "Senti que precisava de recuperar a minha confiança e o meu nível antes de ir para o Open dos Estados Unidos. Por isso, preciso de jogar alguns encontros e é por isso que estou aqui."
Sabalenka, que jogou pela última vez em Washington em 2017, sofreu a sua lesão no ombro no mês passado em Berlim, forçando-a a retirar-se de um jogo dos quartos de final.
Mais tarde, retirou-se de Wimbledon, onde tinha chegado às meias-finais nas suas duas participações anteriores.
"Foi uma decisão muito difícil, porque nunca desisti de um torneio por causa de uma lesão", disse. "Mesmo quando estava lesionada, continuava a jogar. Ainda estava a lutar, mas conseguia jogar. Foi a minha primeira experiência desse género. Mas decidi cuidar da minha saúde, fazer uma reabilitação adequada e voltar mais forte. Por isso, a recuperação foi muito difícil, porque durante duas semanas estive a fazer reabilitação, com muitos exercícios, muitos tratamentos, muitas coisas de recuperação."
Sabalenka, de 26 anos, esteve fora do campo durante uma semana e meia para se concentrar na forma física.
"Parecia que estava a fazer exercícios durante todo o dia", revelou: "Parece que está na altura de desligar, mas continuamos a fazer exercício, continuamos a fazer alguma coisa. Foi muito duro".
Sabalenka treinou na quente e húmida Florida, o que torna as condições semelhantes na capital dos EUA um pouco mais fáceis.
"Sinto que fisicamente estou bem preparada depois da Flórida. Espero que esta lesão não me volte a incomodar e que possa jogar o próximo Grand Slam, que é o meu favorito. Quero mesmo sair-me bem lá", atirou.