Síntese de Wimbledon: Alcaraz vence na abertura marcada por desistência de Sabalenka

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Síntese de Wimbledon: Alcaraz vence na abertura marcada por desistência de Sabalenka

Alcaraz venceu a primeira partida em Wimbledon
Alcaraz venceu a primeira partida em WimbledonAFP
O tenista espanhol Carlos Alcaraz iniciou a defesa do título de Wimbledon com uma vitória sobre Mark Lajal, da Estónia, no All England Club, num dia marcado pela desistência da bielorrussa Aryna Sabalenka, número três mundial.

Poucas horas antes do início do terceiro major da temporada, a bicampeã do Open da Austrália e semifinalista do torneio londrino em 2023 anunciou a retirada da prova por lesão no ombro direito.

Estou com o coração partido por ter de vos dizer que não vou conseguir jogar em Wimbledon este ano. Tentei tudo para estar preparada, mas infelizmente o meu ombro não está a cooperar. Levei-me ao limite no treino de hoje e dei o meu melhor, mas a minha equipa explicou-me que a jogar só iria piorar a situação”, explicou nas redes sociais, prometendo “voltar no próximo ano mais forte”.

Ao contrário de Sabalenka, substituída pela russa Erika Andreeva (101.ª WTA), que acabou por bater a norte-americana Emina Bektas em três sets, por 7-6 (7-5), 3-6 e 6-3, o campeão em título, Carlos Alcaraz, entrou no court central para fazer cumprir a tradição e abrir a jornada do torneio mais antigo do mundo, que iniciou hoje e decorre até 14 de julho na relva do All England Club.

Tendo como adversário Mark Lajal, carrasco do português Henrique Rocha na segunda ronda da fase de qualificação, o tenista de Múrcia, de 21 anos, assegurou o triunfo em três sucessivos sets, pelos parciais de 7-6 (7-3), 7-5 e 6-2, ao fim de duas horas e 22 minutos.

Ele surpreendeu-me um pouco, porque não o vi jogar muito. Ele é muito novo, da minha idade. Tenho a certeza de que o vou ver mais e jogar mais vezes com ele no Tour. Estou realmente feliz por ter conseguido alcançar a minha primeira vitória este ano no court central”, comentou Alcaraz, que há um ano conquistou o segundo major da carreira, ao derrotar Novak Djokovic, em cinco sets.

Enquanto o espanhol marcou duelo com o australiano Aleksandar Vukic (69.º ATP) na segunda ronda, o russo Daniil Medvedev, número cinco do mundo, teve uma estreia mais tranquila na capital inglesa, eliminando o norte-americano Aleksandar Kovacevic (88.º ATP), por 6-3, 6-4 e 6-2, em apenas uma hora e 46 minutos.

Já depois de Medvedev, semifinalista de Wimbledon, em 2023, agendar encontro com o francês Alexandre Muller na próxima jornada, foi a vez de o italiano Jannik Sinner, líder do ranking ATP, se aplicar para assegurar a primeira vitória na 137.ª edição do major frente ao alemão Yannick Hanfmann (110.º ATP), por 6-3, 6-4, 3-6 e 6-3.

Obrigado a trabalhos redobrados na abertura, Sinner, campeão do Open da Austrália e semi-finalista de Roland Garros, vai encontrar agora o também italiano Matteo Berrettini (vice-campeão de Wimbledon em 2021), que precisou igualmente de quatro partidas, pelos parciais de 7-6 (7-3), 6-2, 3-6 e 6-1, para superar o húngaro Marton Fucsovics e seguir em frente.

Apurados para a segunda eliminatória estão igualmente o norueguês Casper Ruud (8.º ATP), o búlgaro Grigor Dimitrov (10.º ATP) e os veteranos Gael Monfils (33.º ATP), de 37 anos, e Stan Wakrinka (95.º ATP), de 39 anos, que vão disputar o encontro entre os atletas mais velhos desde Rod Laver e Bob Howe em 1971.

No quadro de singulares feminino, além da desistência de Sabalenka, mais uma surpresa a marcar a competição, com a derrota da chinesa Qinwen Zheng, vice-campeã do Open da Austrália e oitava do mundo, diante da qualifier Lulu Sun (123.ª WTA), da Nova Zelândia, por 4-6, 6-2 e 6-4.

A norte-americana Coco Gauff, segunda do mundo, por sua vez, confirmou as expectativas e, por 6-1 e 6-2, bateu a compatriota Caroline Dolehide, assim como a japonesa Naomi Osaka, detentora de quatro títulos do Grand Slam, também garantiu a manutenção em prova, ao superar a francesa Diane Parry, com os parciais de 6-1, 1-6 e 6-4.