Wimbledon: Carlos Alcaraz arranca a defesa do título com vitória

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wimbledon: Carlos Alcaraz arranca a defesa do título com vitória

Carlos Alcaraz comemora um ponto.
Carlos Alcaraz comemora um ponto.GLYN KIRK/AFP
O espanhol iniciou a defesa do seu título em Londres com uma vitória em três sets - 7-6(3), 7-5 e 6-2 - sobre o combativo Mark Lajal, que se estreou no quadro principal do Grand Slam com uma prestação fantástica.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Com um Mark Lajal muito mais sólido do que se esperava, começou a estreia de Carlos Alcaraz na edição de 2024 de Wimbledon. Nem o facto de estar apenas à frente do segundo torneio ATP da sua carreira, nem o court central, nem ter o atual campeão à sua frente, desanimaram o estónio.

Sem se deixar surpreender pela poderosa encenação do norte-europeu, Carlitos foi ganhando os seus serviços até se encontrar com um break abaixo a 2-3. Felizmente, recuperou o break no jogo seguinte. A partir daí, os dois concorrentes mantiveram-se sólidos no serviço e o primeiro set foi decidido a favor do espanhol no tie-break: 7-6(3).

O facto de ter conseguido fechar o primeiro set com sucesso deu ao número três mundial alguma tranquilidade. Não foi totalmente positivo, pois perdeu a tensão e viu-se a perder por 0-2 no início do segundo set. No entanto, tal como no ato anterior, o jogador de El Palmar recuperou rapidamente terreno e igualou rapidamente o 2-2.

A partida foi muito bonita e os dois jogadores estavam determinados a dar um espetáculo com pancadas improváveis. O público presente no All England Lawn Tennis Club agradeceu-lhes com aplausos retumbantes, algo a agradecer numa primeira ronda entre dois jogadores com uma diferença tão grande no ranking.

Encorajado pelo desenrolar dos acontecimentos, Lajal continuou a dar ritmo e potência ao seu jogo, o que deixou a Alcaraz muito poucas opções para o resto. Com isso em mente, o jogador de Múrcia limitou-se a encaçapar o máximo de bolas possível e a ganhar os seus serviços. Com 5-5 e 40-0 no marcador, o génio de Carlos conseguiu abrir uma brecha na defesa do estónio e quebrou para 6-5. Sem margem para erros, sentenciou o segundo set com o definitivo 7-5.

Procurando recompor-se, o 269 do mundo foi à casa de banho antes do capítulo seguinte do duelo. Isso significou que decorreram quase sete minutos entre um set  e outro, mas nem isso conseguiu apagar a chama do espanhol, que já tinha como objetivo encerrar o encontro o mais rapidamente possível.

Até que alguém diga o contrário, Carlitos é o rei reinante em Wimbledon. E provou-o com um break no primeiro jogo e uma vantagem de 2-0 no jogo seguinte. Foi o prelúdio do desfecho vitorioso do campeão, que culminou o início da defesa do título com um gesto de agrado e um aviso a quem o quiser quebrar. Fechou o cadeado da sua estreia com um sonoro 6-2.

Carlos Alcaraz vai defrontar o vencedor do Vukic - Ofner na segunda ronda. Esta é a sétima vez que o jogador de Múrcia enfrenta um qualifier em Grand Slams e ganhou todas.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore