Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wimbledon: Carlos Alcaraz e Novak Djokovic a uma vitória de repetir a final

Djokovic e Alcaraz defrontaram-se na final de 2023
Djokovic e Alcaraz defrontaram-se na final de 2023Profimedia
As meias-finais de singulares masculinos de Wimbledon são o palco principal do All England Club, esta sexta-feira.

O atual campeão Carlos Alcaraz, terceiro cabeça de série, vai defrontar o russo Daniil Medvedev, quinto cabeça de série, numa repetição da meia-final de há um ano.

Seguir-se-ão no Centre Court o sete vezes campeão Novak Djokovic, que defronta o italiano Lorenzo Musetti, que atingiu a sua primeira meia-final do Grand Slam.

Medvedev quer evitar repetição contra Alcaraz

Se Medvedev, quinto cabeça de série, quiser travar a tentativa do espanhol Alcaraz de manter o troféu conquistado no ano passado, é melhor chegar ao Centre Court com um plano melhor do que há um ano.

Nessa ocasião, o baseliner russo foi afastado de forma implacável e Alcaraz acabou por conquistar o título ao derrotar Djokovic dois dias depois na final.

Medvedev vai sentir-se motivado pela sua vitória em cinco sets sobre o número um mundial Jannik Sinner nos quartos de final, com a implacável linha de base do russo a acabar por derrotar um adversário que estava com problemas de saúde.

O jogador de 28 anos venceu seis das suas oito meias-finais de Grand Slam anteriores, mas só converteu uma dessas progressões num título - o US Open de 2021.

Vingou a sua derrota em Wimbledon contra Alcaraz, ao vencê-lo nas meias-finais do US Open, mas perdeu o seu único encontro este ano na final de Indian Wells.

"É difícil jogar contra ele, porque sabemos que, seja qual for a pancada que dermos, ele pode ganhar", disse Medvedev.

"O Carlos consegue fazer tudo a partir de qualquer posição e não é fácil jogar contra ele", acrescentou.

Alcaraz trabalhou arduamente para chegar às meias-finais. Precisou de cinco sets para ultrapassar Frances Tiafoe na terceira ronda, quatro para vencer Ugo Humbert na ronda seguinte e também esteve a perder por um set antes de vencer o americano Tommy Paul nos quartos de final.

No entanto, quando precisa do seu melhor jogo, Alcaraz dá o seu melhor e terá o incentivo adicional, se necessário, de tentar preparar um super domingo para a Espanha, com a sua equipa de futebol a defrontar a Inglaterra na final do Euro-2024.

"Vou dizer que o mais difícil de enfrentar o Daniil é que ele consegue chegar a todas as bolas. Bem, ele é como uma parede. Todas as bolas voltam para trás", disse Alcaraz sobre a batalha de sexta-feira.

Djokovic fica no caminho do histórico Musetti

Musetti, o 25.º cabeça de série, vai tentar seguir o exemplo de Jasmine Paolini no sorteio feminino e chegar à final de singulares masculinos, naquele que poderá ser um dia histórico para o ténis italiano.

A Itália nunca teve um jogador na final de singulares masculinos e femininos de um Grand Slam, mas no caminho de Musetti está Djokovic, de 37 anos, que está a tentar obter o oitavo título de Wimbledon e o 25.º título do Grand Slam.

O sérvio, que foi operado ao joelho após o Open de França, parecia imperioso na sua vitória na quarta ronda sobre Holger Rune e depois teve um dia de folga quando o adversário dos quartos de final, Alex de Minaur, se retirou devido a uma lesão na anca.

A bizarra explosão de Djokovic após o jogo. contra os alegados fãs desrespeitadores, depois da sua vitória contra Rune, irá criar uma atmosfera interessante no Centre Court, onde Musetti terá garantido muito apoio.

Vai precisar dele, uma vez que o seu registo frente a frente com Djokovic é de 1-5 - o seu único sucesso foi na terra batida, em Monte Carlo, no ano passado. No entanto, no Open de França, levou o sérvio a cinco sets, numa partida que terminou de madrugada.

"O último encontro foi realmente um jogo intenso de ambos os jogadores", disse Musetti após a sua vitória contra Taylor Fritz.

"Acho que se jogar de uma certa forma, posso ter a minha oportunidade na próxima ronda", acrescentou.

Ordem de jogos do 12.º dia

Eis a ordem dos jogos no Centre Court no 12.º dia dos campeonatos de Wimbledon, na sexta-feira (o número prefixado indica a classificação):

5-Daniil Medvedev contra 3-Carlos Alcaraz

25-Lorenzo Musetti contra 2-Novak Djokovic