Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Wimbledon: McEnroe diz que Djokovic é o Darth Vader do torneio

Djokovic dirigiu-se ao público de Wimbledon após a sua vitória na segunda-feira
Djokovic dirigiu-se ao público de Wimbledon após a sua vitória na segunda-feiraAFP
A lenda do ténis John McEnroe descreveu Novak Djokovic como o Darth Vader de Wimbledon, afirmando que a atitude intransigente do sérvio e o surpreendente sucesso levaram os adeptos a tratá-lo com a mesma desconfiança reservada ao vilão da Guerra das Estrelas.

Djokovic atacou setores da multidão do Centre Court após a vitória na quarta ronda sobre Holger Rune na segunda-feira, dizendo que os fãs mostraram falta de respeito com as vaias constantes.

McEnroe, que já teve relações de amor e ódio com os adeptos ao longo da sua carreira, disse que alguns adeptos se ressentem de ver Djokovic conquistar 24 títulos do Grand Slam, ultrapassando os feitos de Roger Federer e Rafael Nadal.

"Não achas que houve pelo menos 100 jogos ao longo dos últimos 10 a 15 anos em que o Djokovic foi desrespeitado por ser tão bom? O que é que ele fez de tão mau? Digam-me alguma coisa. O que foi? Ele quer? Ele compete tão arduamente como qualquer outro que alguma vez competiu. É por causa da aparência, de onde ele vem?", começou por dizer McEnroe à BBC.

"Ele é como o Darth Vader comparado com dois dos melhores jogadores de ténis que já vimos jogar - Rafael Nadal e Roger Federer. Quem é que se pode comparar a eles em termos do que trouxeram para a mesa? Ninguém, e depois este tipo, o Djokovic, estraga a festa. Por isso, que tal respeitá-lo depois de tudo isto?", continuou.

Djokovic atacou com raiva uma parte dos adeptos do Centre Court que gritaram constantemente "Rune" durante a vitória sobre o dinamarquês.

"A todos os fãs que tiveram respeito e ficaram aqui esta noite, agradeço-vos do fundo do coração e agradeço-vos", disse um Djokovic irritado.

"E a todas as pessoas que optaram por desrespeitar o jogador - neste caso eu - tenham uma booooooooooooooa noite", acrescentou, gonzando com o exagerado "Ruuuuune" que vinha das bancadas.

O sérvio desafiante acrescentou: "Oiçam, estou no circuito há mais de 20 anos. Conheço todos os truques, sei como funciona. Concentro-me nas pessoas respeitadoras que pagam os bilhetes e que gostam de ténis e apreciam os jogadores. Já joguei em ambientes muito mais hostis, acreditem em mim - vocês não me consegue tocar".

Djokovic tem travado uma longa batalha, muitas vezes perdida, para conquistar os fãs do ténis em todo o mundo. O seu espírito competitivo feroz tem muitas vezes afastado os espetadores mais habituados ao comportamento discreto de Federer e Nadal.

Quando Djokovic derrotou Federer na épica final de Wimbledon de 2019, a maioria dos fãs gritou pela estrela suíça, desejando que ele ganhasse.

"Quando o público está a cantar 'Roger', eu ouço 'Novak'", disse Djokovic, que este ano pode igualar o recorde masculino de Federer de oito títulos em Wimbledon.