Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Billie Jean King é a primeira mulher atleta a receber a Medalha de Ouro do Congresso

Um prémio importante para Billie Jean King
Um prémio importante para Billie Jean KingBonnie Biess / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Billie Jean King recebeu a Medalha de Ouro do Congresso, informou a Associação de Ténis dos Estados Unidos esta sexta-feira, tornando-a a primeira atleta feminina a receber esta honra.

O Presidente Joe Biden assinou o acordo na quinta-feira, em reconhecimento das contribuições pioneiras de King, dentro e fora do campo. Há muito que King é uma pioneira da igualdade entre homens e mulheres no desporto e na sociedade.

A defesa implacável da antiga estrela do ténis de 80 anos pela igualdade de remuneração levou a que o Open dos Estados Unidos de 1973 se tornasse o primeiro torneio do Grand Slam com prémios monetários iguais para homens e mulheres.

Nesse mesmo ano, King derrotou Bobby Riggs na "Batalha dos Sexos", um ponto de viragem tanto para o ténis como para o movimento das mulheres.

O jogo foi disputado no Astrodome, em Houston, e cerca de 90 milhões de pessoas em todo o mundo assistiram à partida, o que alimentou ainda mais a luta pela igualdade no desporto.

Impacto

"Billie é uma das maiores atletas e embaixadoras que o ténis já viu, mas o seu impacto fora do campo é ainda maior do que os seus feitos no campo", afirmou Brian Hainline, presidente e diretor executivo da USTA.

"Com este prémio, ela quebrou mais uma barreira", acrescentou.

King conquistou 39 títulos do Grand Slam em singulares, duplas e duplas mistas. Foi fundamental na fundação da Associação de Ténis Feminino.

Grupo selecionado

King faz parte de um grupo restrito de atletas que receberam a Medalha de Ouro do Congresso. Onze atletas individuais e a equipa olímpica dos EUA de 1980 receberam a Medalha de Ouro do Congresso, mas antes de King eram todos homens.