Sabalenka silencia 15.000 chineses e conquista o terceiro título consecutivo
Recorde as incidências da partida
Numa repetição da final do Open da Austrália de 2024, Sabalenka foi posta à prova por uma dura Zheng antes de conquistar o seu quinto título em solo chinês.
Com dois títulos do Grand Slam e um título do torneio WTA 1000 em Cincinnati já em 2024, Sabalenka conquistou o seu quarto troféu da época depois de ter chegado a sete finais.
A tenista de 26 anos reforçou as suas hipóteses de terminar o ano como número um mundial frente a Iga Swiatek, um encontro que provavelmente será decidido no final da época em Riade, no próximo mês.
Zheng nunca tinha ganho um set a Sabalenka em nenhum dos seus três encontros anteriores, todos eles num contexto de Grand Slam e nos últimos 13 meses.
Perante 13.000 espectadores no Optic Valley International Tennis Centre, Sabalenka quebrou para 4-2 após uma dupla falta de Zheng.
A bielorrussa terminou o primeiro set de 38 minutos com o seu segundo ás do encontro, perdendo apenas cinco pontos no seu serviço ao longo do caminho.
Sabalenka parecia estar a caminho de outra vitória rotineira quando quebrou no terceiro jogo do segundo set, mas Zheng tinha outras ideias.
A número sete mundial respondeu de imediato, conseguindo a sua primeira quebra de serviço em todos os quatro encontros com Sabalenka e colocando o set novamente empatado.
O encontro tornou-se num cabo de guerra, com Zheng a liderar por 5-3 e Sabalenka a ripostar.
O momento da verdade para Zheng chegou no 12.º jogo, quando capitalizou um erro de Sabalenka para quebrar e garantir o set contra a sua adversária pela primeira vez e levar a final para uma decisão.
Sabalenka ganhou 3-0 com um duplo break no último set.
Zheng quase empatou, mas não conseguiu capitalizar as suas oportunidades e Sabalenka fechou o encontro em 2 horas e 40 minutos.
Zheng pode ainda assim tirar pontos positivos da sua semana em Wuhan, onde é a primeira finalista chinesa na história do torneio.