Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tenistas Díaz Acosta e Laura Pigossi conquistam ouro em Santiago

Díaz Acosta, feliz após a sua vitória
Díaz Acosta, feliz após a sua vitóriaAFP
O argentino foi proclamado campeão dos Jogos Pan-Americanos no domingo, depois de derrotar o local Tomás Barrios, que, apesar de aplaudido pelos adeptos, teve de se contentar com a segunda medalha de prata consecutiva.

A Argentina esteve perto de uma dupla medalha de ouro no torneio individual, mas Lourdes Carle perdeu na final feminina para a brasileira Laura Pigossi, medalhista olímpica de duplas em Tóquio.

No jogo mais aguardado pelos adeptos chilenos, Tomás Barrios, 105.º classificado no ranking ATP, voltou a ficar aquém da medalha de ouro ao perder com Facundo Díaz Acosta (109.º) por 6-3 e 7-6(5).

O jogador de Chillán, o terceiro chileno mais bem classificado no ranking ATP, também ganhou uma prata em pares, fazendo dupla com Alejandro Tabilo neste torneio disputado em terra batida.

Diaz Acosta, de 22 anos, aproveitou um início de jogo nervoso do jogador local, que desperdiçou os cinco break points que teve no primeiro set.

O canhoto argentino, por outro lado, aproveitou a sua única oportunidade de break para vencer o primeiro set.

Perdendo por 3-4 no segundo set, Barrios reagiu com sua única quebra de serviço e forçou um tiebreak para a alegria dos 3.300 adeptos que aplaudiram em alto e bom som na fria noite de Santiago.

O chileno chegou a estar a ganhar por 1-3, mas depois de uma dupla falta, muito protestada pelo público, viu Acosta dar a volta à situação com três pontos consecutivos e manteve a vantagem para conquistar a vitória após duas horas e 11 minutos de jogo.

A medalha de bronze foi para Thiago Monteiro após um duro duelo entre brasileiros contra Gustavo Heide por 1-6, 6-3, 7-6(5).

Pigossi, campeã feminina

Ambos os jogadores conquistaram um bilhete para os Jogos Olímpicos de Paris, assim como Lourdes Carlé e Laura Pigossi no lado feminino.

A brasileira, 275.ª do ranking da WTA, também conquistou o ouro ao vencer a argentina, 436.ª do ranking, por 6-2 e 6-3, em uma hora e 41 minutos de jogo.

A argentina de 23 anos não conseguiu suceder à compatriota Nadia Podoroska, campeã na edição de 2021 do Campeonato Pan-Americano.

Dominante no seu serviço (80% de eficácia no primeiro serviço), Pigossi não deu a Carlé uma única oportunidade de break e só teve um indício de reação no segundo set.

Pigossi, feliz com a conquista do ouro
Pigossi, feliz com a conquista do ouroAFP

A jogadora de Buenos Aires salvou três bolas de set para chegar a 5-3, mas a adversária selou a vitória com o seu serviço e conquistou a sua segunda vítima argentina do fim de semana, depois de ter derrotado Julia Riera nas meias-finais.

No domingo, Riera conquistou a medalha de bronze ao derrotar a canadiana Rebecca Marino por 3-6, 6-4 e 6-1.

Pigossi, de 29 anos, juntou o ouro pan-americano ao bronze olímpico que ganhou nas duplas em Tóquio, fazendo equipa com a brasileira Luisa Stefani.

A mesma dupla ganhou o ouro nas duplas femininas em Santiago no sábado.

"Estou feliz com a missão cumprida. Vim aqui para dar a medalha de ouro ao Brasil. Foi uma semana muito especial", parabenizou Pigossi. "Depois das duplas, hoje eu estava com dificuldades para andar. Quando se tem uma missão tudo fica para trás, mas vou precisar de alguns dias para reparar os danos", completou.

Resultados das finais

Singulares femininos

1. Laura Pigossi (BRA) - ouro

2. Lourdes Carlé (ARG) - prata

3. Julia Riera (ARG) - bronze

Individual masculino

1. Facundo Díaz Acosta (ARG) - ouro

2. Tomás Barrios (CHI) - prata

3. Thiago Monteiro (BRA) - bronze