Ter Stegen vai tentar substituir o eterno Neuer na seleção alemã
Desde a época 2016/17, ter Stegen é o guarda-redes titular indiscutível do FC Barcelona, tendo conquistado nove títulos nesse período (perfazendo um total de 16 desde a sua mudança para Espanha) e é agora vice-capitão da sua equipa, atrás de Sergi Roberto. Na maioria das seleções nacionais do mundo, um guarda-redes assim nem sequer seria falado - mas existe Manuel Neuer.
Antes da sua lesão, Neuer era o único guarda-redes da seleção. Isso também se reflete nos números: 117 jogos, 48 deles sem sofrer golos, campeão do mundo em 2014, além de vários sucessos com o equipamento do Bayern.
No entanto, há muitos anos que se ouvem vozes que gostariam de ver Ter Stegen na baliza alemã. Após a lesão de Neuer, ele era a escolha lógica para o fazer. Para muitos adeptos, a mudança há muito esperada, mas a questão mantém-se: o que acontecerá quando Manuel Neuer recuperar da fratura na perna? Será que o jogador de 37 anos vai voltar a ultrapassar Ter Stegen na hierarquia? Ou será que o vice-capitão do Barça vai continuar na baliza? A seguir, analisamos as opções do novo técnico Julian Nagelsmann.
Manuel Neuer voltará a ser o titular após a lesão?
Neuer assumiu a braçadeira de capitão após o Campeonato da Europa de 2016, perdendo-a para Ilkay Gündogan no início de setembro deste ano. Mas o selecionador na altura, Hansi Flick, não podia dizer se esse seria o caso permanentemente: "São coisas que o futuro escreve, não estou preocupado com isso agora".
Quando o guarda-redes recordista estava em forma, normalmente jogava. Não importava necessariamente se ou por quanto tempo ele havia se lesionado antes. Isto ficou demonstrado no Campeonato do Mundo de 2018: Neuer não jogou um jogo com a camisola durante mais de um ano e meio devido a uma fratura do metatarso, depois regressou dois meses antes do início do Campeonato do Mundo na Rússia e voltou imediatamente a ser o número um. Durante esse período, foi substituído por Trapp, Leno e Ter Stegen.
Em março deste ano, Flick, o selecionador na altura, falou ao kicker sobre a situação: "A ideia de desempenho está em primeiro plano. Nada é definitivo. Manu sabe disso".
Julian Nagelsmann já treinou Neuer no FC Bayern. Por duas vezes, o guarda-redes esteve fora de ação devido a lesão, mas em ambas as vezes voltou à baliza imediatamente a seguir. É possível que Nagelsmann volte a contar com o vencedor da Luva de Ouro de 2014 e coloque Neuer na baliza novamente.
Será que Marc-Andre ter Stegen vai continuar na baliza alemã?
Ter Stegen vem da sua melhor temporada como guarda-redes do FC Barcelona, com 26 defesas em 38 jogos do campeonato, levando a sua equipa ao título da LaLiga. O jogador de 31 anos também foi titular na equipa alemã após a lesão de Neuer e só falhou a baliza no jogo de beneficência contra a Ucrânia.
Claro que o antigo jogador do Gladbach é sempre questionado sobre este debate e disse na entrevista à Sky: "Nunca faço depender o meu desempenho dos outros. Acredito que sempre joguei a um nível muito elevado nos últimos anos".
Ainda assim, resta saber o que vai acontecer quando Neuer estiver novamente em forma. Se ele precisar de um tempo para voltar à sua antiga forma após a longa lesão, Ter Stegen pode ter a vantagem.
Previsão: Ter Stegen continua a ser o número um
Após a longa paragem por lesão, cabe a Manuel Neuer agravar ou não a questão do guarda-redes. É do conhecimento geral que a sua lesão não foi fácil. Além disso, de acordo com a imprensa, Neuer já estava perto de regressar no verão, mas agora continua a trabalhar em outubro.
Para Manuel Neuer, a questão agora resume-se a dois pontos: Por um lado, o jogador de 37 anos deve ficar em forma o mais rápido possível e, por outro lado, precisa da prática de jogo que isso possibilita. Julian Nagelsmann terá de analisar Neuer com muita atenção para tomar uma decisão - talvez a maior decisão que um selecionador nacional tenha tomado nos últimos anos.
Se Neuer precisar de tempo para evoluir de um guarda-redes bom para um guarda-redes muito bom após o seu regresso, os presságios favorecem ter Stegen. O guarda-redes do Barcelona tem vindo a melhorar constantemente ao longo dos últimos meses e anos e consolidou a sua reputação como um dos melhores guarda-redes do mundo. Seria lógico mantê-lo na baliza da seleção nacional, mesmo depois do regresso de Neuer.
Mas o que vai acontecer até ao Campeonato da Europa no verão? O jogo de abertura terá lugar daqui a quase exatamente oito meses, tempo suficiente para ambos os guarda-redes reunirem argumentos a favor e contra si próprios. Talvez Nagelsmann também queira observar os dois guarda-redes em jogos de teste antes do Campeonato da Europa para encontrar o melhor guarda-redes para o seu sistema de jogo.
Se Neuer ou ter Stegen vão acabar por ser o titular da baliza, ainda não se sabe. Com dois potenciais guarda-redes de classe mundial, Nagelsmann tem muito por onde escolher. Até ao Campeonato da Europa do próximo verão, haverá muitas discussões sobre este assunto.