Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Atirador turco que se tornou viral tenta registar a sua postura como marca

AFP
Postura de Dikec tornou-se viral
Postura de Dikec tornou-se viralYASIN AKGUL / AFP
Yusuf Dikec apresentou um pedido para proteger comercialmente a sua forma particular de agarrar a arma desportiva, disse o seu treinador à AFP.

O treinador Erdinc Bilgili disse que a decisão de se registar no Instituto Turco de Patentes e Marcas foi em resposta a outros que tentaram fazê-lo nas suas costas.

"Depois de Yusuf Dikec se ter apercebido das inúmeras tentativas, fizemos o pedido há uma semana", disse Bilgili, acrescentando que "os outros pedidos foram rejeitados".

O aparente sangue-frio de Dikec tornou-se viral e rapidamente as redes sociais se encheram de memes e comparações, por exemplo, com o espião britânico James Bond.

Até o bilionário fundador da Tesla e proprietário da rede social X, Elon Musk, partilhou um vídeo de si próprio a fazer a pose, que foi visto 170 milhões de vezes.

A sua pose também foi amplamente imitada pelos seus colegas atletas desde que ganhou a medalha de prata na prova mista de pistola de ar de 10 metros, na qual fez equipa com Sevval Ilayda Tarhan.

O avançado do Chelsea, Nicolas Jackson, imitou-o no domingo, ao festejar o seu golo contra o Crystal Palace.

O canal de notícias turco TRT Haber informou que foram postos à venda vários artigos com a sua imagem, incluindo t-shirts, canecas e capas para telemóveis.

O Instituto Turco de Marcas e Patentes não respondeu às perguntas da AFP sobre o assunto.

Em entrevista à AFP, no início de agosto, o referido Yusuf disse que havia uma explicação para a sua pose particular, com uma mão no bolso.

"Faço-o apenas para tornar o meu corpo mais estável, para estar em equilíbrio. Não é preciso ir mais longe do que isso", afirmou.