Triatlo: Após triunfo olímpico, Cassandre Beaugrand torna-se campeã do mundo
As finais do Campeonato do Mundo de Triatlo tiveram lugar na Andaluzia, com a prova feminina deste sábado. Cassandre Beaugrand, campeã olímpica, tinha como objetivo uma fantástica dobradinha e chegou à última prova no topo da classificação geral do WTCS (o título de campeã do mundo é atribuído à primeira mulher na classificação geral). O segundo lugar era suficiente para a deixar feliz, sem ter de esperar pelos outros resultados.
Mas, logo a partir da natação, o cenário parecia desastroso. Terá sido um erro de orientação ou um pecado de orgulho? Em todo o caso, a francesa tomou uma direção completamente diferente do resto da competição e perdeu um tempo precioso. Acima de tudo, foi obrigada a fazer um grande esforço para limitar os estragos, o que conseguiu, ficando a apenas 15 segundos da líder da corrida. Emma Lombardi, que teve um melhor arranque, foi terceira.
Cassandre Beaugrand juntou-se rapidamente ao grupo da frente na sua bicicleta, juntamente com Lombardi e a sua grande rival Beth Potter. As duas francesas marcaram o ritmo e as raparigas da frente tomaram a decisão com o resto do pelotão. Assim, só a britânica podia impedir a francesa de conquistar o título de campeã do mundo. Ninguém atacou demasiado e este grupo de 12 triatletas chegou junto à transição para disputar as honras da corrida.
E era precisamente esta a especialidade da francesa, que não demorou muito a acelerar e a ultrapassar todas as suas rivais, uma a uma. Beth Potter não conseguiu acompanhar o ritmo e foi Emma Lombardi quem caiu para último e foi finalmente apanhada pela britânica.
A vitória foi para Cassandre Beaugrand. Imperial durante toda a época, venceu os heats em Cagliari e Hamburgo. Mas o ponto alto da época foi, naturalmente, o seu triunfo olímpico em Paris, quando se tornou a primeira francesa a conquistar um título olímpico. É agora a primeira Tricolore a conquistar o título mundial de triatlo e, por conseguinte, a rainha indiscutível da disciplina.