Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Maria Tomé termina em 11.º no triatlo, Melanie Santos foi 45.ª

Maria Tomé terminou a prova na 11.ª posição
Maria Tomé terminou a prova na 11.ª posiçãoLUSA
A portuguesa Maria Tomé terminou esta quarta-feira no 11.º lugar na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos Paris2024, enquanto Melanie Santos foi 45.ª, numa competição vencida pela francesa Cassandre Beaugrand.

Na sua primeira participação olímpica, Maria Tomé cumpriu os segmentos de natação (1.500 metros), bicicleta (40 quilómetros) e corrida (10 quilómetros) em 01:57.13 horas, a 2.18 minutos da gaulesa, que conquistou o ouro em 1:54.55.

Já Melanie Santos, que tinha sido 22.ª classificada em Tóquio-2020, foi 45.ª na capital francesa, em 2:03.48 horas, a 8.53 minutos da vencedora, tendo sofrido uma penalização de 15 segundos no segmento de natação.

Maria Tomé ficou na 11.ª posição
Maria Tomé ficou na 11.ª posiçãoFlashscore

Ouro ficou em França

Depois de muitas dúvidas sobre a qualidade da água do rio Sena, as provas de triatlo tiveram lugar esta manhã, começando pela prova feminina. E a França estava à espera de muito sucesso, com Léonie Périault, vencedora do primeiro WTCS da época, Emma Lombardi, antiga campeã do mundo sub-23, e sobretudo Cassandre Beaugrand, a melhor nas duas últimas provas do circuito mundial.

No início da natação no Sena, a atual campeã olímpica Flora Duffy assumiu o comando da prova. A rápida bermudense impôs um ritmo elevado, sendo a natação o seu ponto forte. Já na liderança após a primeira volta a nado, completou o percurso de 1,5 quilómetros em pouco mais de 22 minutos.

A inglesa Beth Potter já estava a 20 segundos e Beaugrand, a primeira francesa, estava a 27 segundos, mesmo à frente de Lombardi. Como previsto, Périault pagou um preço elevado e cedeu dois minutos. 

Cassandre Beaugrand assumiu de imediato a liderança na bicicleta, marcando o ritmo e passando ao lado do pelotão. De seguida, foi a suíça Julie Derron que acelerou o ritmo, levando no seu encalço Beaugrand, Lombardi e a inglesa Beth Potter. Um quarteto para o pódio, mesmo que Flora Duffy tenha dado tudo para tentar entrar.

A meio da etapa, ninguém tinha tentado a sua sorte no grupo da frente. A suíça continuava na frente, a menos esperada dos 4. Ela impõs um ritmo elevado para testar as suas rivais, apenas para poder despistar uma delas e não acabar com uma medalha de chocolate. Mas ao toque da campainha, o quarteto continuava completo e esperamos para ver quem vai atacar.

Beaugrand chegou novamente à liderança, faz o seu ataque e criou um fosso. Derron e Potter resistiram, mas acabaram por ceder e a francesa voou para a vitória. Ela teve de vigiar a suíça até ao fim, mas esta nunca mais voltou. A favorita, Cassandre Beaugrand , manteve-se firme e sagrou-se campeã olímpica! Um dia de glória bem merecido para uma campeã esperada há anos. E a primeira medalha olímpica individual do triatlo francês.

As cinco primeiras classificadas da prova de triatlo
As cinco primeiras classificadas da prova de triatloFlashscore