Tribunal desportivo suspende nomeação de Marc Brys para selecionador dos Camarões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tribunal desportivo suspende nomeação de Marc Brys para selecionador dos Camarões

Marc Brys assinou contrato a 8 de maio como selecionador dos Leões Indomáveis
Marc Brys assinou contrato a 8 de maio como selecionador dos Leões IndomáveisAFP
A nomeação do belga Marc Brys (61 anos) como treinador da seleção dos Camarões foi suspensa pelo Tribunal do Desporto dos Camarões, esta terça-feira, na sequência de uma petição de um clube de futebol amador.

No mês passado, o Ministério dos Desportos dos Camarões causou polémica ao nomear Marc Brys como treinador dos Leões Indomáveis sem consultar a Federação de Futebol (FECAFOOT).

A decisão deu origem a um conflito entre o Ministério do Desporto e a FECAFOOT, que considerou que o Governo tinha tomado uma decisão unilateral.

Em resposta, a FECAFOOT pediu ao seu presidente, Samuel Eto'o, que propusesse um selecionador nacional e outros quadros para a equipa nacional, no prazo de 72 horas, aprofundando o seu impasse com o Ministério do Desporto.

Eto'o manteve Brys como treinador principal, mas nomeou diferentes assistentes, pessoal técnico, médico e administrativo.

Entretanto, um clube amador levou o caso à Câmara de Arbitragem e Conciliação do Comité Nacional Olímpico e Desportivo dos Camarões.

Numa decisão provisória tomada esta terça-feira, o tribunal suspendeu as nomeações da FECAFOOT enquanto examina o assunto. As partes interessadas têm 24 horas para recorrer.

Em resposta, a FECAFOOT afirmou que "se reserva o direito de remeter estas decisões para a FIFA, uma vez que prejudicam o processo de preparação para os próximos eventos desportivos".

"O Comité de Emergência da FECAFOOT irá reunir-se imediatamente para tomar as medidas adequadas", declarou em comunicado.

A FIFA, organismo que rege o futebol a nível mundial, tem regras estritas contra a interferência dos governos nas federações nacionais e tem frequentemente banido países quando os governos se envolvem nos assuntos das federações.

O presidente da Associação de Clubes de Futebol Amador dos Camarões, Balla Ongolo Henri, tinha dito anteriormente que as nomeações de Eto'o iriam prejudicar a imagem dos Camarões e perturbar os preparativos para as eliminatórias do Campeonato do Mundo de 2026, em junho próximo.

Brys assinou um contrato a 8 de maio, como selecionador principal dos Leões Indomáveis, após o despedimento de Rigobert Song em fevereiro. A FECAFOOT não esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato.

O Ministério dos Desportos afirma ter agido em conformidade com os regulamentos nacionais e internacionais.