Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tribunal rejeita recurso de Richard Freeman por perda da licença médica

AFP, Pedro Fernandes
Richard Freeman foi banido do registo de profissionais médicos do Reino Unido depois de escândalo de doping
Richard Freeman foi banido do registo de profissionais médicos do Reino Unido depois de escândalo de dopingTwitter
O antigo responsável médico da Team Sky e da federação britânica de ciclismo perdeu o recurso contra a decisão de ser retirado do registo dos profissionais de medicina do Reino Unido, na sequência de ter sido considerado culpado da encomenda de testosterona para doping.

Richard Freeman foi banido permanentemente do registo em 2021, depois de uma longa batalha judicial, na qual o seu comportamento foi considerado "fundamentalmente incompatível com o registo em vigor".

A equipa legal que o acompanhou ao longo do processo anunciou que iria recorrer da decisão, mas esse recurso foi agora negado.

Em comunicado, a JMW Solicitors diz-se "desapontada com o julgamento" de Freeman, que enfrentava ainda duas acusações da unidade antidoping do Reino Unido (UKAD), uma por posse de substância proibída e outra por adulteração ou tentativa de adulteração de qualquer parte do controlo de doping. 

Esta segunda-feira, a UKAD informou em comunicado que pretende reabrir os processos, revelando que "vai contactar a Comissão Nacional Antidoping (NADP) e os representantes do Dr. Freeman" para o efeito.

Freeman assumiu 18 das 22 acusações que lhe eram feitas, mas negou a principal, relacionada com o propósito de uma encomenda de Testogel feita em 2011.

O caso abalou a equipa britânica de ciclismo, que se tornou uma força dominante nos Jogos Olímpicos, bem como a  antiga Team Sky, que venceu o Tour de França várias vezes na década de 2010.