Tsitsipas diz que comentários sobre Kyrgios foram "mal interpretados" no meio das acusações de racismo
Tsitsipas foi eliminado por Kyrgios num confronto que fez faísca, na terceira ronda do Grand Slam de relva, e descreveu a abordagem do australiano ao ténis como "sem educação", dizendo que ele trouxe "aquela atitude de basquetebol da NBA" para a modalidade.
O grego, número cinco do mundo, disse que houve um "infeliz mal-entendido que distorceu a imagem das minhas intenções", numa longa declaração publicada na sua página do Facebook, este sábado.
"Chegou ao meu conhecimento que algumas pessoas interpretaram mal os meus comentários sobre Nick Kyrgios... insinuando racismo onde ele não existe", escreveu Tsitsipas.
"Quero sublinhar que não tenho preconceitos em relação a ninguém com base na sua origem, etnia ou interesses. Lamento profundamente se as minhas palavras foram mal interpretadas ou causaram ofensa, pois nunca foi essa a minha intenção", acrescentou.
Kyrgios reconheceu a declaração de Tsitsipas no sábado e disse que os dois estavam "bem".
O grego acrescentou que as suas observações não tinham como objetivo minar as capacidades ou a inteligência de Kyrgios.
"A minha intenção era simplesmente expressar a minha perspetiva sobre certos aspectos do seu estilo de jogo, fazendo comparações com a paixão e a intensidade frequentemente associadas ao basquetebol", disse.
"Foi uma tentativa de realçar a natureza dinâmica e cativante da sua abordagem ao jogo, e não uma crítica ao seu carácter ou capacidades. Daqui para a frente, comprometo-me a estar mais atento às minhas palavras e ao impacto que podem ter", garantiu.
Kyrgios venceu em quatro sets, num embate inflamado em que foi advertido por ter dito palavrões, enquanto Tsitsipas tentava atingi-lo com um smash, depois de ter estado perto de ser expulso por ter batido uma bola com frustração na multidão.
Depois do jogo, Tsitsipas classificou Kyrgios como um "rufia" com "um lado mau", enquanto Kyrgios riu-se dos comentários e disse que Tsitsipas tinha "problemas sérios".
"Às vezes, como jogadores, vamos para estas conferências de imprensa sem digerir o jogo", escreveu Kyrgios no Twitter no sábado. "Foi uma batalha muito acesa. Tivemos algumas batalhas loucas e sei que, no fundo, gostas do meu tipo de ténis. Somos todos bons", acrescentou.
Kyrgios, que perdeu para Novak Djokovic na final de Wimbledon de 2022, retirou-se do torneio de aquecimento de Halle esta semana devido a um problema no joelho, mas disse que esperava jogar no campeonato All England Club deste ano, que decorre de 3 a 16 de julho.