UEFA e sindicato de jogadores europeu assinam acordo de parceria histórico
Representando mais de 35.000 jogadores de futebol através de sindicatos de jogadores em 36 federações membros da UEFA, a FIFPRO Europe é a associação que atua em nome dos jogadores profissionais de futebol a nível europeu.
Com esta nova associação, a FIFPRO Europa ocupará, pela primeira vez, um lugar nas estruturas de governação da UEFA e, a partir de maio de 2025, estará representada no Comité Executivo da UEFA, inicialmente com funções consultivas. Isto ajudará a garantir que as vozes dos jogadores sejam ouvidas diretamente no mais alto órgão de decisão do futebol europeu, juntamente com as das federações nacionais, ligas e clubes.
Futebol feminino e saúde dos jogadores
O Memorando de Entendimento dá especial ênfase ao futebol feminino, uma vez que a UEFA e a FIFPRO Europa pretendem aproveitar a sua crescente dinâmica. Desde o reforço dos programas de desenvolvimento até à garantia de normas mínimas, o crescimento e a sustentabilidade do futebol feminino foram colocados como prioridades máximas.
As decisões fundamentais que afectam as condições de trabalho das jogadoras ou o volume de trabalho das jogadoras nas competições da UEFA só serão tomadas após um amplo diálogo entre as duas organizações. Esta abordagem reflecte um modelo de governação moderno que garante que o bem-estar das jogadoras é uma prioridade e que as decisões são tomadas numa base consensual.
A saúde e a segurança dos jogadores serão uma prioridade. A UEFA e a FIFPRO Europa irão colaborar na investigação médica, na formação dos jogadores e em campanhas de sensibilização para combater flagelos como a dopagem e a discriminação.
Outras áreas de cooperação incluem o reforço do diálogo social a nível nacional e europeu, a exploração de oportunidades comerciais conjuntas relacionadas com os dados dos jogadores e os direitos de propriedade intelectual, bem como a prestação de apoio aos jogadores sem contrato. O presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, comentou:
"Esta parceria representa uma nova era na nossa relação com a FIFPRO Europe. Os jogadores estão no centro do futebol e as suas perspectivas devem moldar as decisões que são tomadas. Ao convidá-los a integrar o Comité Executivo da UEFA, estamos a criar um futuro mais inclusivo para o futebol, onde a questão do bem-estar dos jogadores estará na linha da frente. Trata-se de tomar medidas concretas para garantir que o futebol continue a crescer para todos", vincou.
David Terrier, presidente da FIFPRO Europa, afirmou:
"Este acordo constitui um marco muito positivo para os jogadores profissionais de toda a Europa. Com a representação dos jogadores agora ancorada ao mais alto nível da UEFA, estamos a garantir uma voz mais forte para os jogadores onde é mais importante. O nosso diálogo permanente com a UEFA já está a produzir resultados positivos, e este Memorando de Entendimento só irá reforçar a nossa capacidade de moldar um quadro que promova o bem-estar dos jogadores e assegure um futuro mais saudável e sustentável para o futebol, onde as necessidades e os direitos dos jogadores estarão sempre em primeiro plano, tanto dentro como fora do campo".
Por último, esta parceria reforça o papel da UEFA como organismo dirigente do futebol europeu, uma vez que a FIFPRO Europa apoia as principais caraterísticas da pirâmide futebolística da UEFA e as competições de clubes e selecções nacionais da UEFA.
Olhando para o futuro, a UEFA vai acolher, no próximo mês, a edição inaugural do Fórum Consultivo dos Jogadores Profissionais da UEFA, uma nova plataforma dedicada aos jogadores, sindicatos nacionais e representantes da FIFPRO Europa para se envolverem diretamente com a UEFA em questões fundamentais. Este fórum irá complementar a Convenção anual da UEFA sobre o Futuro do Futebol Europeu, cuja próxima edição terá lugar a 4 e 5 de dezembro, em Bruxelas.