Um bolo-rei para o presidente servido pelo príncipe da Pérsia: FC Porto goleia Arouca (5-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Um bolo-rei para o presidente servido pelo príncipe da Pérsia: FC Porto goleia Arouca (5-1)

Atualizado
Taremi fez hat trick na goleada ao Arouca
Taremi fez hat trick na goleada ao AroucaAFP
O FC Porto goleou o Arouca por 5-1, na 14.ª jornada do campeonato, fechando o ano civil em festa, num Estádio do Dragão cheio para celebrar os 85 anos de vida de Pinto da Costa, as 215 vitórias de Sérgio Conceição, igualando a marca de José Maria Pedroto, e o hat trick de Mehdi Taremi.

Dia de festa no Estádio do Dragão, casa cheia para comemorar os 85 anos do presidente dos dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa, e o presente também guardado para Sérgio Conceição, que em caso de vitória poderia igualar os 215 triunfos do histórico José Maria Pedroto no comando técnico dos azuis e brancos.

Onzes iniciais de FC Porto e Arouca
Onzes iniciais de FC Porto e AroucaFlashscore

Recorde as incidências da partida

Primeira vela aos 23 segundos

Muitos adeptos, porém, nem puderam sentar-se para ver Otávio a apagar a primeira vela: é que passavam 23 segundos quando o médio internacional português colocou o FC Porto na frente, depois de Veron, uma das novidades no onze de Sérgio Conceição, em estreia como titular na Liga (já o tinha sido na Taça de Portugal), lançado por Taremi, ter rematado em jeito para defesa incompleta de De Arruabarrena. Na recarga, Otávio picou sobre o guarda-redes do Arouca e fez o 1-0, aos 23 segundos de jogo!

Aos 6 minutos novamente Otávio, desta vez a conduzir a bola, e o passe rasteiro a ser cortado por Quaresma.

Em cima do quarto de hora foi a vez do Arouca criar perigo, com Alan Ruiz a surgir isolado perante Diogo Costa, a outra novidade no onze portista em relação ao último jogo. O argentino picou sobre o guarda-redes mas a bola saiu por cima da baliza.

Mais duas velas do iraniano

A resposta do FC Porto chegou... com eficácia. Uma vez mais pelo lado esquerdo, Galeno a conduzir e Veron, já dentro da área, a assistir Taremi para o 2-0.

Aos 24 minutos o FC Porto esteve perto do terceiro, uma vez mais com Veron em destaque, ao tocar de calcanhar para Uribe. Valeu o corte crucial de Opoku. No mesmo minuto, uma vez mais Veron num remate desviado mas em fora de jogo.

Aos 32 minutos o dragão atacou pela direita, com João Mário a conseguir espaço até à linha de fundo, onde cruzou para o remate de Grujic, que não acertou em cheio na bola e a tentativa saiu do lado da baliza arouquense.

Era o aviso para o que aí vinha. Num livre ainda no meio-campo do FC Porto, Otávio fez um passe longo, desmarcando Taremi que, em jogo, ultrapassou João Basso, aguentou a carga do central e bisou na partida, aos 34 minutos.

Em cima dos 45 minutos, Taremi esteve próximo do hat trick, com cruzamento de Veron para o iraniano que, dentro da pequena área, rematou para defesa de De Arruabarrena.

Taremi juntou-se à festa: hat trick

Não marcou a fechar a primeira, marcou a abrir a segunda: já depois de Basso ter negado o golo a Taremi em cima da linha de golo, após cruzamento de João Mário, aos 48 minutos, o hat trick chegou mesmo aos 50': Uribe serve Veron, o brasileiro tenta assistir Taremi, Basso corta o lance mas permite que Taremi ganhe o lance e remate para o 4-0 do FC Porto.

Em cima da hora de jogo mais uma arrancada de João Mário, desta feita pela zona central, a servir Galeno que atira em jeito mas ao lado, falhando o 5-0.

Mesmo com a discussão pelo vencedor do jogo arrumada, o Arouca procurou sempre o golo de honra: aos 64 minutos foi Bukia, com remate à figura de Diogo Costa, no minuto seguinte foi Alan Ruiz, com um tiro por cima.

Opoku traiu, Bruno Marques não

Um minuto depois de Sérgio Conceição ter tirado Veron, Uribe e Galeno, lançando Pepê, Eustaquio e Toni Martínez, o FC Porto chegou à mão cheia: Taremi pela esquerda ultrapassou Basso, tentou o cruzamento de trivela para a área mas Opoku desvia e trai De Arruabarrena, marcando na própria baliza, aos 70'.

Aos 74 minutos Toni Martínez ainda fez o 6-0, anulado por Tiago Martins por fora de jogo, antes de no minuto seguinte Bruno Marques, que tinha sido lançado por Armando Evangelista aos 62 minutos, marcar um golaço no Estádio do Dragão, com um tiro em zona frontal, à frente dos centrais do FC Porto, sem hipótese para Diogo Costa.

Os marcadores da goleada no Dragão
Os marcadores da goleada no DragãoFlashscore

Toni Martínez com apetite

Aos 81 minutos nova tentativa de Toni Martínez inscrever o seu nome na lista de marcadores, desta vez num pontapé de bicicleta que saiu mal calibrado, arrancando até sorrisos a Sérgio Conceição no banco.

Já depois da ovação a Taremi, substituído aos 83', aos 85 minutos o momento de festa no Estádio do Dragão, com uma enorme tarja para Pinto da Costa, o aniversariante, com uma coroa e a frase "longa vida ao rei", com fogo de artifício no exterior e com Marcano a tentar ajudar, marcando um golo que foi, uma vez mais, anulado por fora de jogo.

Aos 89 minutos nova tentativa de Toni Martínez, desta vez isolado, permitindo a defesa de De Arruabarrena, num duelo que se repetiu aos 90', após cruzamento de Rodrigo Conceição, toque do avançado espanhol e nova defesa do guarda-redes do Arouca.

O jogo acabaria apenas com um minuto de compensação, perante o resultado pesado, o FC Porto fecha o ano de 2022 com uma vitória folgada e convicente, levando Sérgio Conceição a igualar a marca histórica das 215 vitórias de Pedroto, em dia de aniversário do histórico presidente. Tudo certo.

Homem do jogo Flashscore: Taremi (FC Porto)

Estatísticas finais do FC Porto-Arouca
Estatísticas finais do FC Porto-AroucaFlashscore