Um dia na nova vida de Roberto Martínez
Roberto Martínez, que mostrou desde logo o esforço que tem feito para ir falando português, mostrou o que faz num dia "não muito complicado, mas com muitas tarefas" como selecionador nacional.
O dia partilhado pela Federação Portuguesa de Futebol arrancou às 8:48, com o pequeno-almoço na Cidade do Futebol, e prosseguiu depois pelos departamentos técnicos da Cidade do Futebol, "onde se respira futebol" e por onde o selecionador nacional assumiu que, nos primeiros dias, se perdia com facilidade.
As primeiras horas de trabalho do dia são passadas no gabinete onde Roberto Martínez analisa a informação disponível sobre os potenciais convocados para a Seleção Nacional, como minutos de jogo ou eventuais problemas físicos.
"Temos muita informação que nos ajuda a tomar decisões", explicou.
Ao final da manhã, Roberto Martínez tem sempre aulas de português, com um professor contratado para o efeito.
"Eu chamo-me Roberto e tenho 49 anos", diz o treinador a abrir a aula que o vai ajudar a comunicar no futuro.
Por volta das 13:00, segue-se o almoço com a equipa técnica, na cantina da Cidade do Futebol, e mesmo aí o tema é futebol, seguindo-se uma reunião de análise e observação, com toda a equipa técnica a ver vídeos de jogos e a tirar notas.
Ao final desse dia, o selecionador rumou ao Estádio de Alvalade, na companhia de João Vieira Pinto, para assistir a um jogo do Sporting, e passou ainda pelo Estádio da Luz.