Uma cabeçada no cancro: Dortmund goleia Friburgo (5-1) com a estreia de Haller a marcar
A pausa do Mundial-2022/inverno trouxe um Dortmund imparável. Diante do Friburgo (5-1), na 19.ª jornada da Bundesliga, a equipa de Edin Terzic somou a quarta vitória consecutiva e esta com um sabor especial.
Em vantagem numérica desde os 17 minutos devido à expulsão de Sildilla por duplo amarelo (duas faltas sobre Adeyemi no espaço de dois miutos), o Dortmund adiantou-se por intermédio de um ex-Friburgo, Schlotterbeck (26 minutos). Holer (45 minutos) ainda restabeleceu a igualdade, mas a segunda parte dos anfitriões foi demolidora.
Reveja aqui as principais incidências da partida
Adeyemi (48 minutos) carimbou a reviravolta e trouxe o tom de festa para as bancadas do Signal Iduna Park, preparando o que aconteceria três minutos depois. Raphael Guerreiro cruzou para a área, desde o lado esquerdo, e Haller (51 minutos) cabeceou para o fundo das redes. O avançado da Costa do Marfim estreou-se a marcar no dia mundial da Luta contra o Cancro, uma coincidência poética para o jogador que ultrapassou um tumor nos testículos.
O lateral-esquerdo português ainda viria a assistir Julian Brandt (69 minutos) e Gio Reyna (82 minutos) para selar um hat-trick de assistências.
Com este resultado, o Dortmund subiu ao terceiro lugar com 37 pontos e está a dois do líder Union Berlim e com os mesmos pontos do Bayern (visita o Wolfsburgo). Já o Friburgo está no sexto posto.
Quem caiu para o quarto lugar, foi o RB Lepizig. Com André Silva no onze, o conjunto da Saxónia não foi além do nulo na visita ao Colónia e soma agora 36 pontos.
Mais feliz foi Aurélio Buta que se estreou a marcar pelo Eintracht Frankfurt. O lateral português fez o terceiro das águias (Kolo Muani já habia bisado) na receção ao Hertha Berlim (3-0), resultado que viu a equipa subir ao quinto posto, com 35 pontos.