Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Uma questão de arranque: FC Porto goleia Vizela e segue em frente na Taça da Liga (4-0)

Uma questão de arranque: FC Porto goleia Vizela e segue em frente na Taça da Liga (4-0)
Uma questão de arranque: FC Porto goleia Vizela e segue em frente na Taça da Liga (4-0)LUSA
O Natal chegou mais cedo para Toni Martínez que aproveitou o presente de Buntic para inaugurar o marcador, logo aos 45 segundos. O Vizela ainda assustou, mas com recurso aos habituais titulares os dragões arrumaram com a questão no início do segundo tempo. Galeno, aos 48 minutos, Wendell (58) e Taremi (66), de grande penalidade, confirmaram a passagem aos quartos de final, onde vão encontrar o Gil Vicente.

Sérgio Conceição repetiu o mesmo onze que venceu o Desportivo de Chaves (2-0), com novidades no banco de suplentes, nomeadamente os regressos dos internacionais portugueses Diogo Costa e Otávio.

Recorde aqui as incidências do encontro

Já o Vizela, no segundo jogo da era Tulipa - que sucedeu a Álvaro Pacheco no comando técnico -, mexeu em três peças em relação ao empate com o Mafra (1-1): saíram Anderson, Samu e Etim para as entradas de Ivanildo Fernandes, Kiko Bondoso e Alexander Schmidt.

Escolhas iniciais dos treinadores
Escolhas iniciais dos treinadoresFlashscore

Os dragões dependiam de si próprios para avançar para os quartos de final do torneio e Toni Martínez fez questão de dar o melhor começo: aos 45 segundos, Buntic atrapalhou-se com a pressão do avançado espanhol e perdeu o esférico em zona proibida, oferencedo o primeiro golo do encontro.

Depois de algumas paragens por dificuldades físicas de ambos os lados, o Vizela respondeu à desvantagem à passagem dos 14 minutos, com uma boa jogada pelo lado esquerdo, num cruzamento rasteiro para Alex Méndez no coração da área rematar para um bom bloqueio de Wendel que impediu o golo.

Pouco depois, um dos falhanços mais notáveis desta temporada. Numa bela jogada coletiva, novamente pela esquerda, Alex Méndez serviu Schmidt na pequena área que, de baliza aberta e com tudo para fazer o golo, conseguiu acertar ao lado. O lance foi anulado por fora de jogo, mas as imagens parecem mostrar que Méndez estava em posição regular.

Era também pelo lado esquerdo que o FC Porto criava perigo, primeiro Galeno furou e atirou perto do poste, depois foi Wendel que fez um cruzamento rasteiro para Toni Martínez ficar a centímetros do bis.

No entanto, os azuis e brancos não estavam bem e não conseguiam estabilizar-se no encontro - muito por culpa da crença e fluídez do ataque vizelense - e Sérgio Conceição mostrava-se desagradado no banco de suplentes, apesar de novo contra-ataque conduzido por Galeno desde o meio campo que, à entrada da área, rematou torto.

O intervalo chegou e, no regresso dos balneários, o técnico não esteve com meias medidas: três substituições de uma assentada. Entraram os habituais titulares Otávio, Taremi e Evanilson para os lugares de Danny Loader, Toni Martínez e João Mário.

Entradas fortes na primeira e segunda parte explicam o resultado
Entradas fortes na primeira e segunda parte explicam o resultadoFlashscore

As mudanças surtiram efeito imediato, porém sem nenhum dos novos intervenientes. No miolo do terreno, Grujic lançou um passe vertical entre o lateral direito e o defesa central para Galeno, que deixou o esférico correr e fugiu à tentativa de desarme, entrou na área pelo lado esquerdo e atirou um remate forte e colocado para aumentar a vantagem.

Já mais confortáveis na partida, os dragões voltariam a aumentar a vantagem 10 minutos depois num lance estudado. Livre à entrada da área com Pepê e Wendell de costas para a baliza, o primeiro tocou para o remate surpreendente do lateral esquerdo forte e colocado junto ao poste direito

Só então é que Tulipa recorreu ao banco de suplentes, com as entradas de Osmajic e Zohi para os lugares de Kiko Bondoso e Schmidt, o avançado austríaco que fica indelevelmente ligado à história do encontro.

Ainda assim, os minhotos continuaram em queda livre. Pouco depois, Evanilson foi derrubado dentro de área por Kiki e Vítor Ferreira apontou para o castigo máximo. Chamado a conveter, Taremi atirou forte e colocado, sem hipóteses para Buntic que ainda adivinhou o lado. Com este golo, o iraniano marcou em todas as competições que participou no ano 2022.

Com a passagem assegurada, Sérgio Conceição lançou o filho Rodrigo e Gabriel Véron, enquanto Tulipa poupou Kiki, Claudemir e Igor Julião, sem efeitos práticos no resultado.

Os azuis e brancos controlaram o encontro até ao apito final e garantiram a passagem à próxima fase da Taça da Liga, tendo encontro marcado com o Gil Vicente para quarta-feira.

Homem do jogo Flashscore: Galeno (FC Porto).