Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

USOPC aprova candidatura de Salt Lake City para sediar Jogos Olímpicos de inverno de 2034

Salt Lake City foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de inverno em 2002
Salt Lake City foi a anfitriã dos Jogos Olímpicos de inverno em 2002Reuters
A direção do Comité Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos (USOPC) aprovou a candidatura de Salt Lake City à organização de mais uns Jogos Olímpicos de inverno, desta vez em 2034.

O USOPC afirmou que 2034 é uma data mais desejável do que 2030, devido ao facto de os Jogos Olímpicos de verão de 2028 se realizarem em Los Angeles. A capital do Utah já foi anfitriã dos Jogos de inverno em 2002.

"Provavelmente, não haverá nenhuma proposta mais atrativa do que a de Salt Lake City. Considerámos propostas para 2030 e 2034, mas 2034 é a melhor altura para os Estados Unidos acolherem os Jogos de inverno", disse o presidente do USOPC, Gene Sykes, aos jornalistas, durante uma conferência de imprensa.

"Foi isso que propusemos ao COI (Comité Olímpico Internacional) e é claramente a nossa preferência. Podemos trabalhar com eles em 2030 se precisarem de nós, mas também estão a trabalhar arduamente para desenvolver uma candidatura alternativa para 2030", acrescentou.

A Suécia, a Suíça e a França estão entre os países que disputam a organização de 2030.

"Este é um marco importante para nós", disse Fraser Bullock, CEO do Comité Olímpico de Salt Lake City, durante a conferência..

"Temos um local fantástico para oferecer à comunidade olímpica e paraolímpica. Temos instalações incríveis e um forte apoio da comunidade, incluindo 82% do público e 100% da nossa liderança política", defendeu.

Bullock disse esperar que o COI esteja preparado para discutir a candidatura quando tudo estiver decidido em Mumbai, no próximo mês.

O COI afirmou que poderá atribuir as cidades anfitriãs de 2030 e 2034 em simultâneo, para dar estabilidade aos Jogos de inverno, e que os direitos de acolhimento poderão rodar "entre um determinado conjunto de cidades e regiões", uma vez que o número de potenciais candidatos está a diminuir.