Van Dijk diz estar triste por Mané na preparação da partida frente ao Senegal
O defesa devia de defrontar Mané quando os Países Baixos enfrentarem o Senegal no seu jogo de abertura no grupo A, mas o avançado do Bayern de Munique está fora do torneio depois de sofrer uma lesão na perna.
"Telefonei-lhe no dia seguinte e obviamente queria saber como estava", disse Van Dijk na conferência de imprensa pré-jogo da equipa em Doha. "Surgiram tantos rumores. Como amigo, eu queria saber como ele estava. Não foram as melhores notícias e, infelizmente, ele não poderá disputar este torneio".
Van Dijk e Mané jogaram juntos em Southampton antes de se reencontrarem em Anfield, ganhando a Premier League e a Liga dos Campeões sob o comando de Jurgen Klopp. Mané deixou o Liverpool no início deste ano para rumar ao Bayern.
"Sinto-me triste por ele", acrescentou Van Dijk. "Sei como ele trabalhou arduamente para estar aqui e tem sido importante para o Senegal, pelo que vai ser uma grande falta. Espero que também possamos beneficiar um pouco com isso".
O treinador neerlandês, Louis van Gaal, que está de volta ao comando depois de levar a equipa ao terceiro lugar em 2014, assinalou que a sua equipa também é prejudicada pela ausência de Memphis Depay. O avançado do Barcelona, que marcou 42 golos em 81 jogos pelo seu país, não joga desde setembro.
"Este é o jogo que dá o mote para o resto do torneio e o Senegal é o campeão africano, pelo que não é um adversário qualquer", disse Van Gaal. "Penso que Mané é um jogador extraordinário. Queria-o no Manchester United, quando ele ainda estava em Southampton, por isso sou adepto de Mané".